Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Um especialista em oratória revela o erro mais comum em conversas: "Nunca faça isso quando estiver conversando com alguém"

O especialista afirma que esse comportamento é "horrível" e impede que a conversa seja proveitosa.

22 fev 2026 - 07h21
Compartilhar
Exibir comentários
Reprodução: site fermiralles
Reprodução: site fermiralles
Foto: Minha Vida

Você já teve a sensação de que, ao contar algo a alguém, a conversa misteriosamente muda de rumo — e, de repente, tudo passa a girar em torno da outra pessoa? É como se a sua história servisse apenas de gatilho para ela falar sobre si mesma. "Nossa, isso também aconteceu comigo!" ou "Se eu te contar o que eu passei..." — e pronto, lá se foi a sua vez de falar.

Pode até parecer uma forma de criar conexão, mas, segundo um especialista em oratória, esse hábito é, na verdade, o erro mais comum (e prejudicial) nas conversas. Ele alerta: "Nunca faça isso quando estiver conversando com alguém." Quer entender o motivo? A seguir, a explicação — e o que fazer para evitar esse tipo de situação.

Leia mais: As pessoas mais gentis usam sempre estas cinco frases, que ajudam a animar os outros e aumentar a própria felicidade, segundo a psicologia

Por que redirecionar a conversa para si mesmo é tão ruim

De acordo com Fernando Miralles, especialista em oratória com mais de 3,5 milhões de seguidores nas redes sociais, o egocentrismo é algo que todos devemos evitar ao nos comunicarmos. Em um de seus vídeos, ele é categórico: "Nunca faça isso quando estiver conversando com alguém. É horrível."

...

Veja mais

Veja também

Um especialista em oratória revela o erro mais comum em conversas: "Nunca faça isso quando estiver conversando com alguém"

Por que tanta gente tem medo de envelhecer sozinha, segundo a psicologia

Por que o filósofo Sêneca estava completamente errado quando disse: "A raiva é a mais sombria das paixões, uma breve loucura"

Ficar em silêncio para evitar conflitos não é sinal de maturidade: é um atalho sutil para a autodestruição, de acordo com a psicologia

Quem cresceu em casa com muitas brigas costuma ter esses 7 traços na vida adulta, segundo a psicologia

Minha Vida
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade