Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

vc repórter: Altamira, no Pará, é destino cobiçado por fãs da pesca

10 out 2012 - 23h13
(atualizado às 23h20)
Compartilhar
Exibir comentários

Caudaloso, repleto de afluentes, cachoeiras, lagos e praias, o rio Xingu é destino cobiçado por apreciadores da pesca esportiva e do ecoturismo. Com aproximadamente 1.870 km de extensão, nasce no Mato Grosso e deságua próximo à foz do rio Amazonas, no Pará. E é no município paraense de Altamira que boa parte dos turistas se reúne antes de ganhar as águas límpidas e repletas de peixes de variados tipos.

Município extenso é irrigado pelo rio Xingu
Município extenso é irrigado pelo rio Xingu
Foto: Mondevaim / vc repórter

Altamira é conhecida por ser, até 2009 (antes da instituição dos municípios gronelandeses de Qaasuitsup e Sermersooq), como o maior município do mundo em extensão territorial: 161.445 km², mesmo tendo apenas cerca de 100 mil habitantes. Por suas belezas, não à toa é conhecida como a “Princesinha do Xingu”, embora seja nos últimos anos mais lembrada pela polêmica construção da hidrelétrica de Belo Monte dentro de suas fronteiras – e os impactos socioambientais causados pela obra.

É também lar de tucunarés, tambaquis, surubins, cachorras, trairões, pirararas, bicudas e piraíbas – algumas espécies com até 150 quilos –, peixes abundantes que justificam a atração de pescadores e a proliferação de hotéis e agências de turismo na região. Esse crescimento, no entanto, esbarra na falta de infraestrutura (acesso, saneamento e empregos) disponível.

Apesar de ser um município, Altamira tem seu tamanho frequentemente comparado ao de estados e até países. Se fosse um país, seria o 91º mais extenso do mundo, maior do que Grécia e do que o Nepal. Se fosse um estado brasileiro, seria o 16º maior, “perdendo” por pouco para o Paraná e maior que o Acre e o Ceará. O município teve origem nas missões dos jesuítas, na primeira metade do século 18.

O internauta  Mondevaim, de São Paulo (SP), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos,clique aqui.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade