Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Turismo

vc repórter: ecoturismo é atrativo de Teodoro Sampaio, em SP

1 jun 2011 - 14h22
Compartilhar

Teodoro Sampaio, uma pequena cidade no interior de São Paulo a quase 600 km da capital e com pouco mais de 20 mil habitantes, tem como grande atração o ecoturismo, representado pelo Parque Morro do Diabo. São mais de 33 mil hectares de ecossistemas originais da região.

A cidade de Teodoro Sampaio se localiza no extremo Oeste de São Paulo
A cidade de Teodoro Sampaio se localiza no extremo Oeste de São Paulo
Foto: Ademir Crespo / vc repórter

» Siga Vida e Estilo no Twitter

» Siga o vc repórter no Twitter

» vc repórter: mande fotos e notícias

O nome do parque homenageia o morro existente no local, com 600 m de altura. O turista encontra na área trilhas, para poder observar as ricas flora e fauna - por exemplo, são cerca de 300 espécies de aves vivendo no parque.

Para apreciar as aves, há o Observatório da Ave Fauna, às margens do rio Paranapanema, com 8 m de altura. De lá, a visão alcança o Estado do Paraná. Além disso, o visitante tem a chance de observar a maritaca e a arara vermelha, entre outras.

Já a maior atração da fauna é o mico-leão-preto, espécie em extinção, que se junta à onça pintada, o gato do mato e a capivara. As opções de trilhas em que se pode visualizar os animais são: Trilha do Morro, com 1,2 km de caminhada, que leva ao topo do morro; Trilha do Arboreto, que identifica todas as espécies de árvores existentes no caminho; e a Trilha do Lago Verde, com uma travessia de ponte sobre um lago coberto por plantas aquáticas e a passagem por dentro de um tronco de uma árvore viva.

Dentro do parque também se localiza o Instituto de Pesquisas Ecológicas (Ipê), Ong focada na conservação de diversos ecossistemas brasileiros, como a Amazônia, na região do baixo Rio Negro, o Parque Nacional do Superagui, no Paraná, e as florestas de Portel, município paraense.

Um dos projetos realizados em Teodoro Sampaio é o Plano de Manejo de Metapopulação, com o objetivo de cuidar da espécie mico-leão-preto, reintroduzindo-o na mata, ou reunindo grupos dos animais, para minimizar problemas demográficos e genéticos.

Para chegar ao parque, deve-se acessar a SP-613, chamada de Arlindo Bettio, caso o motorista venha próximo à divisa de São Paulo com o Mato Grosso do Sul, ou a SP-563, a Euclides de Oliveira Figueiredo, caso chegue do Estado de São Paulo.

O internauta Ademir Crespo, de Itapira (SP), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra