vc repórter: ecoturismo é atrativo de Teodoro Sampaio, em SP
Teodoro Sampaio, uma pequena cidade no interior de São Paulo a quase 600 km da capital e com pouco mais de 20 mil habitantes, tem como grande atração o ecoturismo, representado pelo Parque Morro do Diabo. São mais de 33 mil hectares de ecossistemas originais da região.
» Siga Vida e Estilo no Twitter
» Siga o vc repórter no Twitter
» vc repórter: mande fotos e notícias
O nome do parque homenageia o morro existente no local, com 600 m de altura. O turista encontra na área trilhas, para poder observar as ricas flora e fauna - por exemplo, são cerca de 300 espécies de aves vivendo no parque.
Para apreciar as aves, há o Observatório da Ave Fauna, às margens do rio Paranapanema, com 8 m de altura. De lá, a visão alcança o Estado do Paraná. Além disso, o visitante tem a chance de observar a maritaca e a arara vermelha, entre outras.
Já a maior atração da fauna é o mico-leão-preto, espécie em extinção, que se junta à onça pintada, o gato do mato e a capivara. As opções de trilhas em que se pode visualizar os animais são: Trilha do Morro, com 1,2 km de caminhada, que leva ao topo do morro; Trilha do Arboreto, que identifica todas as espécies de árvores existentes no caminho; e a Trilha do Lago Verde, com uma travessia de ponte sobre um lago coberto por plantas aquáticas e a passagem por dentro de um tronco de uma árvore viva.
Dentro do parque também se localiza o Instituto de Pesquisas Ecológicas (Ipê), Ong focada na conservação de diversos ecossistemas brasileiros, como a Amazônia, na região do baixo Rio Negro, o Parque Nacional do Superagui, no Paraná, e as florestas de Portel, município paraense.
Um dos projetos realizados em Teodoro Sampaio é o Plano de Manejo de Metapopulação, com o objetivo de cuidar da espécie mico-leão-preto, reintroduzindo-o na mata, ou reunindo grupos dos animais, para minimizar problemas demográficos e genéticos.
Para chegar ao parque, deve-se acessar a SP-613, chamada de Arlindo Bettio, caso o motorista venha próximo à divisa de São Paulo com o Mato Grosso do Sul, ou a SP-563, a Euclides de Oliveira Figueiredo, caso chegue do Estado de São Paulo.
O internauta Ademir Crespo, de Itapira (SP), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.