Como é se hospedar em um dos melhores hotéis do mundo, no Chile
Fica a menos de 200 km do aeroporto de Porto Montt [...]
Localizado no arquipélago de Chiloé, no sul do Chile, o hotel boutique Refugia Chiloé foi reconhecido, recentemente, como um dos melhores hotéis e resorts do mundo.
O título foi dado pela revista de viagens Condé Nast Traveler, em sua lista anual Best Hotels and Resorts in the World 2026. O destaque coloca o empreendimento entre as hospedagens mais desejadas globalmente, conhecido por experiências únicas de imersão na natureza e na cultura local.
Esse destino a menos de 200 km do aeroporto de Porto Montt, na Região dos Lagos, é a maior ilha do país e tem trilhas em cenários surreais, esportes de aventura, igrejas de madeira que são patrimônio da humanidade e ainda consegue encantar com mitos que, mais do que contar histórias de personagens fantásticos, viraram atração da região.
Chiloé, no Chile
Entre fiordes, florestas úmidas e vilarejos de madeira, Chiloé é o Chile diferente que você precisa conhecer.
O arquipélago, cercado pelo oceano Pacífico e pela Cordilheira dos Andes, é daqueles lugares que preservam tradições únicas, têm gastronomia marcada pelos frutos do mar e abrigam uma paisagem que combina natureza exuberante e vida rural.
Um dos destaques é o Refugia Chiloé, estrategicamente, posicionado sobre uma colina com vista para o mar interior, a Baía de Pullao, e conhecido por seus quartos com grandes janelas panorâmicas e espaços comuns projetados para trazer o cenário natural para dentro do hotel.
O local é reconhecido não só por sua estética arquitetônica, mas também pela gastronomia com ingredientes locais frescos e técnicas culinárias chilotas, incluindo pratos tradicionais como o curanto, preparado com produtos da região.
Mas o melhor mesmo é o que fica do lado de fora.
O Refugia, administrado pela família Purcell, que também opera a estação Ski Portillo, oferece serviço tudo incluído, como todas as refeições (café da manhã, almoço e jantar), open bar e cardápio com dois passeios diários de meio período ou um de dia inteiro.
Entre as experiências oferecidas aos hóspedes do Hotel Refugia, quatro se destacam por traduzir a essência de Chiloé e seu vínculo com o mar, as florestas e as tradições locais:
O Parque Epukuden é uma trilha de acesso fácil, ideal para toda a família, que percorre 2 km suaves entre vegetação nativa, sons e texturas únicos. O passeio tem belas vistas e uma conexão com o ambiente natural.
Já a impactante trilha Duhatao - Chepu é uma caminhada pela baía de Duhatao, atravessando paisagens praticamente intocadas, com praias desertas e bosques milenares. O percurso leva até a desembocadura do rio Chepu, um dos maiores da ilha, onde os visitantes navegam rio acima observando o impressionante bosque alagado.
VEJA VÍDEO
As opções de passeio seguem com o Tricolor, passeio de dia inteiro pela costa do Pacífico, onde os tons do bosque, da areia e do mar dão nome à praia. O percurso passa por dunas, pampas e florestas nativas, culminando no Muelle del Tiempo, uma escultura em espiral de madeira que simboliza a passagem do tempo e a história geológica da ilha.
Já em Chelín e Quehui acontece a navegação a bordo da Williche, embarcação exclusiva do hotel, que proporciona uma experiência de luxo em meio ao mar interior.
A primeira parada é Chelín, com sua igreja neoclássica, declarada Patrimônio Mundial da Humanidade, e um cemitério onde as tumbas reproduzem as casas do vilarejo. Em seguida, visita-se Quehui, acessada pelo estuário de Pindo, ideal para praticar caiaque, stand up paddle ou passeios de Zodiac.
Após cada saída, o retorno ao Refugia é um convite ao descanso.
SAIBA MAIS: refugiachiloe.com
Mitos
Mar e terra sempre estiveram conectados, em Chiloé. Não só pelas construções sobre as poucas palafitas que ainda podem ser vistas em Castro, mas também pelos personagens mitológicos que rondam o imaginário local.
Para conhecer alguns deles, não deixe de visitar a Plaza de Armas de Ancud, onde estão obras assinadas pelo escultor Ramón Pérez, o Moncho. Feitas com pedra cancagua (rocha sedimentar de origem vulcânica), as esculturas homenageiam figuras mitológicas como Caicavilu, Tentenvilú e o Trauco, o feioso que, após seduzir as moças, as leva para um bosque.
Patrimônio da humanidade
Com 16 templos religiosos declarados patrimônios da humanidade pela UNESCO, de um total de 60, Chiloé é conhecida por suas coloridas igrejas de tons fortes, seja nas grandes cidades ou em povoados minúsculos.
Curiosamente, todas as igrejas de Chiloé seguem um mesmo padrão arquitetônico, como o teto em forma de bote invertido, pilares internos de madeira com pinturas que simulam mármore e uma coleção de santos em gesso (trazidos sobretudo da Europa) e os de madeira (feitos na ilha).
Entre as construções de madeira abertas à visitação, mediante colaborações simbólicas, um dos destaques é a igreja Nuestra Señora del Rosario, na ilha de Chelín, que pode ser combinada com uma travessia de caiaque.
A Ruta de las Iglesias inclui também a de Nuestra Señora de los Dolores, em Dalcahue, a 78 km de Ancud, erguida no século 19, e a Iglesia de San Francisco, em Castro, capital da província de Chiloé.