vc repórter: basílica de Nazaré atrai turistas a Belém, no PA
Conhecida por abrigar uma das maiores festas da fé católica no Brasil, a Basílica Nossa Senhora de Nazaré, em Belém (PA), é um dos locais de visita que não pode faltar na programação de quem visita a capital do Pará. Inspirada na suntuosa Igreja São Paulo, de Roma (Itália), ela guarda em seu altar a imagem da padroeira da cidade.
» vc repórter: mande fotos e notícias
Com vitrais que contam a história da Bíblia e mosaicos repletos de anjos, o local encanta devotos de todos os cantos do País. As estruturas também contam a história da devoção à Virgem de Nazaré. Mármore, vidro e madeira se misturam e transformam o centro religioso em uma bela área artística.
Localizada no bairro Nazaré, a Basílica foi construída ainda no início do século 20, em 1909, com a ajuda de padres e da comunidade local. Edificada com 20 m de altura, 24 m de largura e 62 m de comprimento, traz em seu centro a imagem autêntica da padroeira, um de seus principais atrativos.
"Um dos pontos de parada dos turistas é a Basílica, principalmente em outubro, mês em que acontecem as celebrações do Círio de Nazaré", conta o morador Emmanuel Mesquita. A procissão, realizada sempre no segundo domingo de outubro, é finalizada na praça em frente ao Santuário. Mais de 2 milhões de pessoas participam do ato todos os anos.
A procissão com a imagem da padroeira inclui passagens em cidades vizinhas, moto romaria, e uma romaria fluvial pelas águas da Baía do Guajará. No evento deste ano, mais de 500 embarcações participaram da ação.
Desde 1992, o Santuário é tombado pelo Patrimônio Histórico do Estado do Pará. Um de suas curiosidades é que o templo abriga o conjunto de sinos mais antigo e completo do Brasil, capaz de executar concertos e cantos sacros.
A Basílica Santuário de Nazaré fica na praça Justo Chermont, sem número.
O internauta Emmanuel Mesquita, de Belém (PA), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.