Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Autor do 'quadro do cachimbo' ganha museu em Bruxelas

7 jun 2009 - 15h10
Compartilhar

Pintor de homens sem cabeça que usam chapéu e outras pérolas surrealistas, René Magritte ganhou um museu dedicado às suas obras. Localizado em Bruxelas, cidade natal do pintor, o museu possui a maior coleção do artista famoso principalmente pela imagem de um cachimbo com a inscrição que em francês quer dizer "isto não é um cachimbo".

Foto: Divulgação


» Veja fotos do novo museu de René Magritte
» Chat: tecle sobre a notícia
» vc repórter: mande fotos e notícias


A viagem pelo universo de Magritte começa do lado de fora do museu, pintado de modo a causar uma ilusão de ótica semelhante a dos quadros do artista. Na exposição, a curadoria optou por organizar cronologicamente os mais de 200 itens disponíveis aos visitantes, destacando fases importantes em sua carreira. O período Vache, por exemplo, de 1948, toma conta de uma ala separada, onde estão os quadros mais agressivos, inspirados nos quadrinhos e caricaturas. Eles foram produzidos para uma mostra em Paris que acabou sendo um fracasso.

O museu, na verdade, é o segundo dedicado exclusivamente ao pintor belga. O antigo continua funcionando e ocupa a casa em que Magritte viveu com sua mulher por mais de vinte anos. O espaço exibe principalmente a objetos pessoais do pintor, entre eles um cachimbo muito parecido com o da célebre pintura.

A cidade de Bruxelas é um tema importante no conjunto das obras de Magritte, e essa relação é bastante explorada no museu recém-inaugurado. Porém, além de procurar a capital belga nos quadros, os visitantes também podem procurar Magritte nas ruas.

Para quem deseja ver as fontes de inspiração do pintor, a taverna Greenwich é uma parada obrigatória - Magritte costumava frequentar o local para jogar xadrez. Em outro estabelecimento, o Café Vaudeville, as luminárias têm o formato dos pássaros que aparecem em várias das obras. Também é fundamental para quem admira os surrealistas visitar o La Fleur en Papier Doré, café em que eles de encontravam quando estavam em Bruxelas.

Para saber mais sobre o novo museu René Magritte, visite: www.musee-magritte-museum.be.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra