Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Turismo

Feriadão: atrativos na natureza para curtir em SP

Entre as dicas, tem mirante natural, na zona norte, rafting em plena capital paulista e trilha na Serra do Mar [...]

22 nov 2025 - 11h06
(atualizado em 22/11/2025 às 07h54)
Compartilhar
Exibir comentários

No último feriadão do ano, antes do Natal, a dica é curtir a natureza sem sair de São Paulo (ou, no máximo, "viajar" até o quintal do vizinho, no ABC paulista).

Entre as dicas para ficar por aqui, entre os próximos dias 20 e 23 de novembro, tem mirante natural, na zona norte da cidade, rafting em plena capital paulista e caminhadas na Serra do Mar.

Estrada Velha de Santos
Estrada Velha de Santos
Foto: Caminhos do Mar/Reprodução / Viagem em Pauta

Serra do Mar

O Parque Estadual Serra do Mar tem dois núcleos bem pertinho da capital: o Curucutu e o Itutinga-Pilões.

O primeiro é conhecido por um circuito que reúne três trilhas: Mirante, Bica e Capelinha, um percurso de 1,6 km e com dificuldade média.

O percurso passa por atrativos como a capelinha histórica erguida por antigos moradores, pelo marco entre os municípios de São Paulo e Itanhaém, e por um mirante elevado que, em dias de céu claro, dá para ver a Estação Ecológica da Jureia e municípios litorâneos.

Com entrada por Marsilac, distrito no extremo sul da capital paulista, esse parque está a 60 km da Praça da Sé, aproximadamente, e a apenas 15 km de Itanhaém, no litoral sul.

Entrada gratuita (curucutu.ingressosparquespaulistas.com.br).

VEJA VÍDEO

Já o Núcleo Itutinga-Pilões, mais conhecido como parque Caminhos do Mar, fica em São Bernardo do Campo, no ABC paulista.

Além de opções de trilhas históricas como a Estrada Velha de Santos (16 km) e a Calçada do Lorena (7 km), uma via de pedras por onde dom Pedro I passou para proclamar a independência do Brasil, o parque abriga também a Trilha da Cachoeira da Torre.

Essa caminhada puxada de 9 km de extensão (ida e volta) passa por uma antiga rota de acesso à uma torre de transmissão de energia elétrica, de onde se tem vista para o litoral e acesso para um conjunto de pequenas quedas d'água.

Apesar de contar com áreas para banho, vale lembrar que a trilha não tem vista nem acesso para a sequência de quedas que totaliza 130 metros.

Foto: SelvaSP/Divulgação / Viagem em Pauta

Selva SP

Esse parque privado fica na APA Capivari-Monos, uma Área de Proteção Ambiental, em território da comunidade indígena Tenondé-Porã, em Engenheiro Marsilac, no extremo sul da cidade.

A região abriga a maior área rural da capital paulista e é considerado o primeiro e único parque de aventuras da cidade.

Nessa área natural de 17 mil m² dá para navegar no último rio limpo da capital, fazer trilhas na Mata Atlântica e praticar atividades de ecoturismo como caiaque, SUP e rapel.

VEJA VÍDEO

São Paulo do alto

Para ver a cidade de outro ponto de vista, a dica é a Trilha da Pedra Grande, na Cantareira, uma das maiores florestas urbanas do mundo.

A caminhada de 6 km de extensão (ida e volta), aproximadamente, é de dificuldade moderada e leva o visitante até um mirante natural com vista panorâmica de São Paulo.

Atualmente, a Floresta Cantareira está dividida em quatro núcleos: Pedra Grande, onde acontece a trilha, e o Engordador, ambos na capital paulista, Águas Claras, em Mairiporã, e o Cabuçu, em Guarulhos.

Aliás, o Núcleo Engordador, na região do Tremembé, é a versão histórica da Cantareira, com atrativos que contam a história do abastecimento de água na cidade, como a Barragem do Engordador e a Casa da Bomba. Porém, os destaques são as trilhas autoguiadas que vão de 650 metros a 4 quilômetros de extensão, inclusive com banho de cachoeira.

Maior trilha na cidade de São Paulo

Considerada a maior trilha na cidade de São Paulo, a Interparques é uma rota de 170 km de extensão.

O trajeto tem início na Balsa da Ilha do Bororé - Grajaú e passa pelos parques Bororé, Varginha, Itaim e Jaceguava.

Dali, segue pelo Parque Estadual Várzeas do Embu-Guaçu, PNM Cratera de Colônia, Parque Estadual da Serra do Mar Curucutu e, por fim, pela Reserva Particular do Patrimônio Natural - RPPN Curucutu.

O projeto é liderado pela SVMA (Secretaria do Verde e do Meio Ambiente da cidade de São Paulo), por meio de um grupo de trabalho intersecretarial com as secretarias municipais do Desenvolvimento Econômico e Trabalho e Turismo, de Esportes, de Mobilidade e Trânsito, Segurança Urbana, de Subprefeituras e SPTuris.

Viagem em Pauta
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade