Edimburgo esconde subterrâneo "mal-assombrado"
Ao mergulhar em
Trainspotting, filme de Danny Boyle, é automática a associação da capital da Escócia ao mundo underground. Mesmo longe de drogas e criminalidade, o termo "subterrâneo" se encaixa muito bem a Edimburgo. No sentido figurado, a cidade transpira a contracultura, mas é a interpretação literal da palavra que revela uma grande surpresa. Sob as ruas do centro velho, preservam-se construções medievais e, junto a elas, misteriosas lendas.
» Veja fotos das vielas "mal-assombradas" de Edimburgo

Em 1753, o governo local resolveu construir um novo prédio administrativo. Como a inclinação do terreno dificultava a obra, a estrutura de antigas casas de pedra foi usada como fundação para a parte de trás do edifício. Assim, vielas inteiras ficaram ocultas - a mais famosa delas, Mary King's Close, com fachadas quase inalteradas.
Além de modernizar a parte antiga da cidade, o novo projeto de urbanização ajudaria a livrá-la de um estigma. Cem anos antes, Edimburgo havia sido atingida por um surto de peste bubônica, da qual os moradores da Mary King's Close também foram vítimas.
Historiadores afirmam que as famílias atingidas pela doença ficavam em quarentena dentro de suas casas. Pela população, porém, se espalhou ao longo dos anos o boato de que o governo havia mandado isolar os habitantes de Mary King's Close com um muro, condenando-os ao sofrimento e à morte.
Assim começaram os relatos de visões de assombrações, que teriam sido vítimas da praga. Entre animais sem cabeça e homens sem corpo, o fantasma de "Annie" se destacou, ganhando quase o estatuto de celebridade local. A menina de cinco ou seis anos lamenta ter perdido sua boneca favorita.
O folclore demorou a se tornar atração turística. Apenas em 2003 a Mary King's Close foi aberta à visitação. O tour subterrâneo é guiado por atores vestidos com roupas de época. Com base em registros históricos, eles contam e encenam a vida das pessoas que habitavam aquelas casas no século 17, incluindo o episódio da peste. A partir daí, os guias misturam lenda e realidade ao narrar os acontecimentos.
Depois do sucesso do tour, o grupo que administra a atração mais sobrenatural da Escócia passou a organizar também o Mary King's Ghost Fest, que neste ano ocorre entre 8 e 17 de maio. O festival reúne uma série de eventos para quem quer explorar o lado obscuro de Edimburgo, incluindo seminários com caça-fantasmas profissionais, vigílias noturnas, exibição de filmes de terror e uma festa de Halloween fora de época. Informações sobre o local podem ser encontradas no site www.realmarykingsclose.com.