PUBLICIDADE

Descubra onde fica a 'praia mais perfeita' do Brasil

O título de "praia mais perfeita do Brasil" se deve à paisagem com dunas, cor da areia e transparência dessas águas ricas em nutriente

22 nov 2023 - 09h43
(atualizado em 23/11/2023 às 15h35)
Compartilhar
Exibir comentários

Falar da praia mais perfeita do Brasil é sempre comprar briga com o vizinho. Mas, dessa vez, quem diz é a Ciência.

A 160 quilômetros da capital do Rio de Janeiro, aproximadamente, a cenográfica Praia do Farol, em Arraial do Cabo, já foi considerada uma das mais perfeitas do país. E quem afirma isso é o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

Foto: Creative Commons / Viagem em Pauta

Segundo o INPE, o título de "praia mais perfeita do Brasil" se deve à paisagem com dunas, cor da areia e transparência dessas águas ricas em nutrientes. Sem falar na temperatura média de 20ºC, favorável também à proliferação da vida marinha.

Suas águas calmas se devem também à sua posição geográfica, pois essa faixa de areia está no lado protegido da Ilha do Cabo Frio, em uma baía oposta ao Atlântico e virada para o continente.

Com cerca de um quilômetro de extensão, essa praia na Ilha do Cabo Frio é uma área de Interesse da Defesa Nacional e tem acesso controlado pela Marinha. Por isso, os visitantes que embarcam na praia dos Anjos, em Arraial do Cabo, só estão autorizados a permanecerem por apenas 40 minutos.

Aliás, bebidas e alimentos estão proibidos nessa faixa de areia sem estrutura como serviços de bar e restaurante. Por isso, não é raro barcos oferecerem serviço do tipo open bar ou venda de produtos a bordo.

Portal inclui Rio de Janeiro na lista de cidades mais belas do mundo e causa alvoroço Portal inclui Rio de Janeiro na lista de cidades mais belas do mundo e causa alvoroço

Nos roteiros contratados em agências locais é possível visitar também as praias do Pontal do Atalaia e a do Forno, outro clássico de Arraial, município que se emancipou de Cabo Frio, apenas em 1985.

Localizado na Região dos Lagos, Arraia do Cabo é um pedaço de terra que avança no mar, considerado um dos melhores pontos de mergulho do Brasil, devido à visibilidade de suas águas e vida marinha variada, como tartarugas, lagostas e até baleias, em certas épocas do ano.

Já os não credenciados podem praticar snorkel em pontos determinados pela Marinha, durante os passeios de barco que duram cerca de quatro horas e passam por outros atrativos da região, como a Gruta Azul e o Pontal do Atalaia, conhecido pelos finais de tarde.

Foto: Thiago Freitas / MTUR / Viagem em Pauta

Como chegar em Arraial do Cabo

De carro

A partir da capital fluminense, a Região dos Lagos, que abrange também destinos como Búzios, Cabo Frio, São Pedro da Aldeia e Saquarema, tem acesso pela Ponte Rio-Niterói.

A viagem de cerca de 160 km segue por estradas como a BR-101 e RJ-124, conhecida também como Via Lagos, rodovia de 56 km, entre Rio Bonito, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, e São Pedro da Aldeia.

Dali, a viagem segue pela RJ-140, principal acesso à cidade, localizada em uma pequena península e a 14 km ao sul de Cabo Frio, aproximadamente.

De ônibus

As viagens de São Paulo contam com diversas pelas empresas Águia Branca e 1001, com conexão no Rio de Janeiro. O trajeto completo dura quase 10 horas e, em novembro de 2023, custava a partir de R$ 203,29.

De avião

Inaugurado em 1997 e ampliado quatro anos depois, o Cabo Frio Airport é o primeiro terminal aéreo público com gestão privada no Brasil e está habilitado a operar grandes aeronaves cargueiras e de passageiros, com capacidade de movimentação de 570 mil passageiros por ano.

Saindo de São Paulo, o voo até Cabo Frio tem conexão em Confins (MG) e dura a partir de 5h30, de acordo com o tempo de espera no aeroporto mineiro. No período de verão, a rota operada exclusivamente pela Azul custa a partir de R$ 1.842.

Viagem em Pauta
Compartilhar
Publicidade
Publicidade