PUBLICIDADE

Mangue Seco e Praia do Saco numa mesma viagem

São vizinhas, mas nem parecem que estão separadas apenas por um rio [...]

18 nov 2023 - 08h07
Compartilhar
Exibir comentários

Essas faixas de areia são vizinhas, mas nem parecem que estão separadas apenas por um rio.

No extremo norte do litoral da Bahia, a 220 km de Salvador, fica Mangue Seco, destino que vive sob as sombras de coqueiros e de Tieta, a personagem de Jorge Amado que deu fama à região.

Já do outro lado do Rio Real, a Praia do Saco é a versão isolada do litoral sul sergipano, a 74 km da capital Aracaju. É mais simples, mas com as atrações naturais mais procuradas por quem visita a região.

Seja qual for sua primeira parada, o cenário por ali será de ruas de areia, dunas para passeios e praias praticamente desertas.

Mangue Seco

(Bahia)

A viagem começa no Atracadouro Porto do Cavalo, no município de Estância (SE), a 74 km de Aracaju, e segue em navegações calmas pelo rio Real até o píer simples de acesso a Mangue Seco.

Esse vilarejo da cidade de Jandaíra, na Costa dos Coqueiros, tem quase 30 km de praias e cerca de 200 habitantes. Então já dá para ter uma ideia da exclusividade nessa que é a última praia no extremo norte do litoral da Bahia.

Foto: Viagem em Pauta

Por ali, é possível fazer passeios de barco no Rio Real, cujas águas salgadas do mar recebem pequenas embarcações que fazem paradas em atrações como a Ilha da Sogra, no vizinho Sergipe.

Mangue Seco pode ser explorado também de bugue, em roteiros sobre dunas e com paradas no Morro do Caju, a duna mais alta do povoado, e na cenográfica dupla de coqueiros Romeu e Julieta.

Praia do Saco

(Sergipe)

No mesmo ritmo da vizinha Mangue Seco, a 74 km de Aracaju, no município de Estância, o turismo por ali segue sem pressa nessa que é considerada uma das praias mais belas do estado, no encontro de seis rios com o oceano Atlântico.

Um dos destaques é a Ilha da Sogra, um banco de areia temporário com 1 km de extensão, entre o rio e o mar. De acordo com a lenda local, a ilha tem esse nome porque um morador teria "esquecido" a sogra sobre esse banco de areia para ir à cidade resolver problemas.

Foto: Divulgação / Viagem em Pauta

COMO CHEGAR

O caminho mais curto é via Aracaju, de onde o viajante segue até Porto do Mato e de lá toma uma lancha até Mangue Seco.

Outra opção é seguir pela Linha Verde, sentido Salvador, até a praia Costa Azul, já em território baiano. Porém, esse caminho depende da maré e exige travessia em carro 4×4.

SAIBA MAIS

Turismo oficial da Bahia

Turismo oficial de Sergipe

Viagem em Pauta
Compartilhar
Publicidade
Publicidade