Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Vitória encanta pela natureza e monumentos históricos

18 out 2013 - 07h07
(atualizado às 07h07)
Compartilhar
Exibir comentários

Uma das três capitais brasileiras localizadas em ilhas, Vitória, no Espírito Santo, está na rota de um dos navios que estarão no litoral brasileiro e na América do Sul na próxima temporada. O Empress, da Pullmantur, fará escalas na cidade em suas viagens pelo país.

Conhecida como a Ilha do Mel, Vitória tem um belo arranjo arquitetônico, com destaque para o conjunto formado pelo Convento Nossa Senhora do Monte Carmo e o Palácio Anchieta, sede do governo estadual. A natureza também se sobressai no município, com muitos parques e praias. Veja 10 atrações para conhecer Vitória em uma escala de cruzeiro.

Basílica de Santo Antônio – Principal igreja de Santo Antônio na capital do Espírito Santo, a basílica começou a ser construída em 1956 e só foi concluída 20 anos depois. Dirigida pelos religiosos Filhos de Maria Imaculada, a igreja entrou para Patrimônio Histórico Municipal em 2010. Sua base foi feita no formato de cruz grega, e tem inspiração arquitetônica renascentista da igreja Nossa Senhora da Consolação, em Todi, na Itália.

Praça do Papa – Inaugurada em 2008, a Praça do Papa é uma esplanada com uma bela vista da cidade. Nela está localizada a Cruz Reverente, um monumento comemorativo à visita do papa João Paulo II ao Espírito Santo, em 1991. A cruz de aço foi desenhada pelo escultor grego radicado no Estado, Iannis Zavoudakis, em forma curvilínea.

Parque Pedra da Cebola – Inaugurado em 1997 no local onde ficava a Pedreira de Goiabeiras até 1978, o parque é a primeira recuperação de área degradada pela atividade de mineradoras na cidade. No Parque Pedra da Cebola há exemplares de Mata de Restinga e Mata Atlântica e vegetação rupestre nativa, que abrigam pequenos répteis e aves. O nome é inspirado em uma grande pedra esculpida pela natureza, que fica sobre outra rocha.

Escadaria de São Diogo – Construída ao lado de um antigo forte de proteção da cidade que leva o nome de São Diogo, a escadaria ocupava uma posição estratégica para monitorar Vitória. O local era chamado originalmente de Ladeira da Pedra porque os degraus foram esculpidos diretamente na pedra bruta. Em 1942, uma nova escadaria foi construída, com estilo eclético e maior imponência que o desenho anterior.

Convento Nossa Senhora do Monte do Carmo – Fundado em 1682, o conjunto do convento, a igreja e a capela da Ordem Terceira possuem estilo colonial com linhas barrocas. Após dois séculos de existência, o Convento do Carmo entrou em decadência, com a proibição dos noviciados religiosos de formação de padres, e ficou abandonado até 1872, quando o governo assumiu. Após 1895, com a criação do Bispado do Espírito Santo, o local foi devolvido à igreja católica, e durante a década de 1910 passou por ampla reforma.

Palácio Anchieta – Construído no início do século XVI, o Palácio Anchieta é uma das mais antigas sedes de governo do Brasil. O prédio fica na Cidade Alta, de frente para a baía de Vitória, e primeiramente abrigou a igreja e o colégio de São Tiago, até receber o governo em 1798. Em 2009, o prédio, que passou por diversas modificações, foi totalmente reformado.

Parque da Fonte Grande – O Parque da Fonte Grande é situado no Maciço Central da Ilha de Vitória e contrasta com a agitação da cidade. Inaugurado em 2001, possui 21,8 mil metros quadrados, onde podem ser vistos répteis, pequenos mamíferos e aves. Suas encostas possuem várias fontes e bicas, com destaque para São Benedito, Cazuza e Morcego.

Horto de Maruípe – Com cerca de 50 mil metros quadrados, o Parque Municipal Horto de Maruípe é um cenário recoberto pelo verde e colorido das flores. As encostas são banhadas pelas águas de nascentes que descem por elas para formar lagos e um córrego. É uma das áreas verdes mais antigas de Vitória, inaugurada em 1995.

Praia da Ilha do Boi – A Ilha do Boi possui 140 metros, e mantém sua reserva devido a algumas peculiaridades, como as águas tranquilas e claras, a Praia Grande ou Praia da Esquerda, que é um recanto natural bem arborizado. Além dela, também existem outras duas praias, a Pequena e a da Direita.

Praia das Castanheiras – Localizada na Ilha do Frade, é uma pequena praia que se destaca pela beleza e a sombra das castanheiras. Nela, os visitantes encontram pequenas piscinas naturais entre pedras que são ideais para as crianças, além do mar aberto. Seu acesso é feito através de uma escadaria ou em um caminho entre as rochas.

Fonte: Canarinho Press
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade