Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Veja 10 lugares para conhecer em uma escala em Porto Belo

1 fev 2013 - 07h16
(atualizado às 07h16)
Compartilhar
Exibir comentários

A cidade catarinense de Porto Belo é escala de navios de cruzeiros que navegam pelo litoral brasileiro. O primeiro transatlântico atracou em 1998 por acaso, quando um navio precisou ser deslocado do píer de Itajaí por um imprevisto. Desde então, ela entrou para as rotas e atrai pelas belezas naturais e as águas cristalinas, além das atrações como prédios históricos, alambiques e artesanato. Saiba um pouco mais sobre Porto Belo, capital catarinense dos transatlânticos.

Praia do Araçá  Com costumes do período colonial, essa praia é quase exclusivamente uma vila de pescadores. As casas mantêm estilo açoriano, suas águas são calmas e claras e um bar montado sobre um deck recepciona os turistas para saborear frutos do mar enquanto relaxam na praia
Praia do Araçá Com costumes do período colonial, essa praia é quase exclusivamente uma vila de pescadores. As casas mantêm estilo açoriano, suas águas são calmas e claras e um bar montado sobre um deck recepciona os turistas para saborear frutos do mar enquanto relaxam na praia
Foto: Secretaria de Turismo de Porto Belo/Divulgação

Praia do Araçá 

Com costumes do período colonial, essa praia é quase exclusivamente uma vila de pescadores. As casas mantêm estilo açoriano, suas águas são calmas e claras e um bar montado sobre um deck recepciona os turistas para saborear frutos do mar enquanto relaxam na praia.

Alambique do Pedro Alemão

Um dos pontos mais visitados é o alambique do Pedro Alemão. Em funcionamento desde 1965, é conhecido por produzir uma das melhores cachaças artesanais da região, além de outros produtos a base de açúcar. Para visitar a área de produção é preciso agendar com antecedência.

Igreja Matriz Bom Jesus dos Aflitos

A Igreja Matriz Bom Jesus dos Aflitos é a segunda construção mais antiga de Porto Belo, sua capela foi erguida em 1814. Feita de alvenaria e argamassa a base de óleo de baleia, a mão de obra empregada na construção foi escrava.

Praia de Porto Belo 

Localizada no centro do município, a praia de Porto Belo tem águas tranquilas, protegidas pela Ilha João da Cunha. É muito procurada para banho e para a prática de esportes náuticos. Abriga ainda o acervo arqueológico, oficinas líticas, vestígios dos índios carijós e trapiche das escunas piratas, em frente da Igreja Matriz, de onde saem passeios com paradas de mergulho na ilha.

Enseada Caixa D'Aço 

Por causa do contato direto com a Mata Atlântica, esta praia é preservada. O acesso é por uma pequena trilha de fácil acesso. As águas são claras e em tonalidade verde esmeralda e o local conta com um trapiche para pesca e três bares flutuantes que ficam abertos no verão, feriados e finais de semana.

Praia do Estaleiro

Esta praia agreste, com águas transparentes próprias para banho e mergulho, também possui vegetação exuberante. O acesso é por uma trilha de média dificuldade ou pelo mar e só é visitada durante a temporada. Seus principais atrativos são mergulho, banho e observação da vida marinha.

Artesanato 

Quem faz questão de comprar souvenir de lembrança das cidades por onde passa pode aproveitar a passagem por Porto Belo e comprar artesanato na feira que ocorre na cidade ou na Fundação Municipal de Cultura. No espaço ocorrem oficinas e está localizado o acervo cultural da cidade.

Ponta de Porto Belo 

Também conhecida como Ponta da Galheta ou da Garoupa, é um local com vegetação bem preservada, com pequenas baías e paredões rochosos. Uma trilha que pode ser feita de carro leva até ela. Outro caminho é seguir uma trilha e chegar à cidade vizinha, Bombinhas, passando pelo Parque Municipal da Galheta.

Passeio de Barco 

São muitos os roteiros e as embarcações especializadas em passear por Porto Belo. Os passeios podem ser apenas para conhecer o município e as praias, mas há opção para quem gosta de pescar. Alguns roteiros incluem drinks para os passageiros.

Costão das Vieiras 

Este costão de pedras encravadas entre a praia do Perequê e a baía de Porto Belo é rodeado por vegetação de Mata Atlântica, com duas pequenas praias. O nome vem de um molusco comestível de concha que era cultivado na região.

Fonte: Canarinho Press
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade