Puerto Vallarta é parada animada de cruzeiros; desvende
O que foi um vilarejo tranquilo às margens do Oceano Pacífico até meados da década de 1960 hoje é um dos principais destinos turísticos do México: Puerto Vallarta. Tudo começou com as filmagens de A Noite da Iguana, em 1964, quando a atriz Elizabeth Taylor frequentava a localidade para visitar seu então namorado, o também ator Richard Burton, astro da película. Dali em diante, muitos turistas passaram a procurar o lugar para férias. Claro, a presença da diva Ava Gardner, que contracenava com Burton, também aguçou a curiosidade pelo local.
A cidade é dividida pelo Rio Cuale no norte e sul, o que a faz ser um destino turístico singular. No extremo sul está a Zona Romântica, onde fica a praia Los Muertos, um dos locais mais atrativos para quem procura pela luz do sol, areias douradas e bares. Os povoados de Boca de Tomatlan e Mismaloya, onde A Noite da Iguana foi rodado, também ficam nesta região. Bem menos badalada é a praia de Yelapa. Com cerca de 500 habitantes, é ideal para quem procura total tranquilidade e se conectar com a natureza.
Ao norte do rio fica a Cidade Antiga. O centro destoa da modernidade que tomou conta do norte e do sul. A administração municipal, na tentativa de manter o encanto colonial, não permite que sejam instalados cartazes com neon e pede que os moradores mantenham suas residências pintadas de branco. As ruas conservam o calçamento de pedras, e as casas possuem tetos de telhas vermelhas e um elaborado trabalho em ferro forjado.
Festas e shows ao vivo à noite
As noites são animadas na região central, com muitas festas e bandas ao vivo na Plaza de Armas, a principal. Ali perto fica o anfiteatro Los Arcos, onde diariamente ocorrem apresentações artísticas gratuitas de danças folclóricas. Pelas ruas de pedra é possível chegar ao zócalo, que leva ao Vallarta antigo, onde em uma área residencial funcionam lojas e restaurantes. Na histórica rua Independência fica a Igreja de Nossa Senhora de Guadalupe, uma das principais do município. Quem seguir na caminhada poderá chegar ao bairro Gringo Gulch, em uma colina repleta de vilas e conhecida por norte-americanos que se estabeleceram no lugar há muitos anos, entre eles Elizabeth Taylor e Richard Burton.
A orla marítima de Puerto Vallarta é a atração mais conhecida, e atrai tanto os turistas quanto os moradores. Está sempre movimentada dia e noite. Entre o Hotel Rosita, o mais antigo do centro, e os arcos de pedra em frente ao Parque Lázaro Cárdenas, são várias atrações. Há um calçadão, esculturas em bronze e a bela vista da Baía de Banderas ao fundo. É possível alugar bicicleta ou caiaque a partir desse local. Lá fica também o Caballito de Mar, uma escultura instalada em 1976 e um dos símbolos da cidade.
Veja roteiro com escalas em Puerto Vallarta
15 noites em cruzeiro pelo Canal do Panamá - viagem a bordo do navio Legend of the Seas, da Royal Caribbean International, com partida de Fort Lauderdale, nos Estados Unidos, em 12 e 27 de novembro. Escalas em Cartagena, na Colômbia, Colón, no Panamá, travessia do Canal do Panamá, Puntarenas, na Costa Rica, Puerto Quetzal, na Guatemala, Puerto Vallarta e Cabo São Lucas, no México e San Diego, nos Estados Unidos. Preços a partir de R$ 2.719 mais taxas.