PUBLICIDADE

Porto é destaque em roteiros pela Europa

10 mar 2014 07h05
| atualizado às 08h15
ver comentários
Publicidade

A paisagem medieval da cidade de Porto vem chamando a atenção dos turistas. Situada ao norte de Portugal, o local guarda na sua arquitetura uma história que o tempo quase não apagou. Aliás, é justamente isto que faz de Porto uma importante rota para os cruzeiros, tanto marítimos quanto fluviais. Declarada patrimônio da humanidade, a cidade foi modernizada com restaurações, no entanto, sua estrutura se mantém a mesma de séculos atrás e, por isso, o passeio se torna inesquecível.

O Porto se divide em 15 zonas e, em cada uma delas, há peculiaridades. Ao percorrer a cidade, é possível não só se encantar com as belas paisagens, como também com as ruas antigas, com casas de telhados coloridos. Muitas esquinas são decoradas, dando ao local uma identidade muito particular.

A cidade do Porto é conhecida pelos turistas como a Cidade Invicta e, justamente por sua estrutura, ela é um grande polo de turismo. Ela inclusive é a cidade que deu o nome a Portugal. Outro ponto alto é que a proximidade da fronteira com a Espanha, o que facilita a vida dos turistas. A cidade portuguesa esta preparada para receber viajantes de todas as partes do mundo. 

Confira atrações para uma escala em Porto. Uma maneira divertida e romântica de conhecer a cidade é nos tradicionais bondes.

Forte São Francisco Xavier - Conhecido também como Castelo do Queijo por ter sido edificado sobre uma rocha de granito arredondada, ele foi erguido no século XVII com o objetivo de defesa litorânea contra as invasões de piratas do norte da África.

Igreja de Santo Ildefonso - Portugal é conhecido por seus azulejos e na cidade do Porto é possível encontrar diversas edificações onde eles são marcantes. Uma delas é a Igreja de Santo Ildefonso, construída entre 1709 e 1739. Sua fachada é revestida com azulejos de Jorge Colaço que representam cenas da vida de Santo Ildefonso e alegorias da Eucaristia.

Igreja São Francisco de Assis - Essa igreja construída a partir do século XIV é o principal templo gótico do Porto e uma das obras do Barroco mais importantes devido ao seu interior, que possui talha dourada dos séculos XVII e XVIII. Desde 1910 ela é considerada Monumento Nacional de Portugal e desde 1996 figura no Patrimônio Cultural da Humanidade da Unesco.

Muralha Fernandina - Com o crescimento da cidade no século XIV, a antiga cerca que protegia Porto não era mais eficaz e foi substituída pela Muralha Fernandina, por ordem de Dom Fernando, entre 1368 e 1437. De toda sua extensão restaram apenas dois trechos, um na Rua Arnaldo Gama, chamado de Trecho dos Guindais, e outro próximo às Escadas do Caminho Novo, chamado de Trecho do Caminho Novo.

Ponte Luís I - Marcante na paisagem da cidade, a ponte Luís I é um dos principais cartões-postais do Porto. Projetada pelo engenheiro Teófilo Seyrig, discípulo de Eiffel, foi inaugurada em 1886 e possui 395 metros de comprimento e 8 de largura. Seu arco é o principal destaque e até hoje é considerado o maior do mundo em ferro forjado.

Torre dos Clérigos - Outro monumento emblemático da cidade do Porto é a Torre dos Clérigos. Erguida na primeira metade do século XVIII, é uma obra barroca de Nicolau Nasoni que permite uma vista panorâmica sobre a cidade e o rio Douro. Para ter essa visão, é preciso subir cerca de 240 degraus, mas o esforço é válido.

Molhe e Farolim de Felgueiras - De 1886, o Farolim de Felgueiras foi construído em estilo neoclássico em planta hexagonal, com 10 metros de altura. É outro cartão-postal da cidade, e tem esse nome por ter sido construído em direção à pedra de Felgueiras. Está desativado desde 2009 e atualmente só mantém o sinal sonoro.

Passeio Rio Douro - Entre os mais importantes rios da Europa, o Douro apresenta belas paisagens em sua trajetória. Além dos cruzeiros que navegam pelo rio, também é possível fazer passeios por ele em pequenas embarcações quando se visita Porto.

Estádio do Dragão - Inaugurado em 2003, o novo estádio do Futebol Clube do Porto virou também ponto turístico na cidade, especialmente para os amantes do futebol. Considerado um dos mais belos da Europa, o estádio serviu como palco de partidas da Eurocopa de 2004 e é inspiração para projetos de novas arenas.

Vinho - É impossível ir até Porto e não experimentar seu vinho. Apesar de não ser produzido na cidade, mas sim com frutos de uma região a leste e com uvas exclusivas demarcada do Douro, a bebida ganhou essa denominação por ter sido exportada da cidade para o mundo a partir do século XVII.

Veja roteiros:

12 noites: Viagem a bordo do AmaVida, da Amawaterways, com partida em 12 de julho de Lisboa, onde há pernoite antes da partida. Escalas em Porto, Régua e Vega de Terrón, em Portugal, e Salamanca, na Espanha. Preços a partir de US$ 3.199 por pessoa, mais taxas.

14 noites: Viagem a bordo do Azamara Journey, da Azamara Club Cruises, com partida em 20 de agosto do porto de Southampton, na Inglaterra. Escalas em St. Peter Port, em Guernsey, Nantes, Bordeaux e St. Jean de Luz, na França, Bilbao, na Espanha, Porto e Lisboa, em Portugal. Preços a partir de US$ 4.699 por pessoa, mais taxas.

Fonte: Canarinho Press
Publicidade
Publicidade