João Pessoa guarda um pedaço da história do Brasil
A capital da Paraíba é a terceira cidade mais antiga do Brasil e conserva ainda traços da época da colonização em sua arquitetura. Opção de destino para uma temporada no Nordeste, João Pessoa combina história, belas praias e atrativos naturais, como o Rio Paraíba, um dos mais importantes da região. O centro histórico da cidade fundada em 1585 pode ser o ponto de partida para o passeio. Veja 10 atrações imperdíveis na cidade:
Estação Cabo Branco – Inaugurado em 2008, o prédio projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer é um complexo para ciência, cultura e artes. No edifício de três andares há um espaço para exposições permanentes e temporárias no primeiro e segundo pisos e um ambiente panorâmico no terceiro, de onde é possível observar a orla da cidade.
Estuário do Rio Paraíba – O Rio Paraíba é um dos mais importantes do Estado por sua extensão e relevância econômica, e banha diversas cidades, entre elas a capital João Pessoa. O estuário do rio é onde se encontram dezenas de outros rios, manguezais e ilhas.
Farol do Cabo Branco – Construído em 1972, o Farol do Cabo Branco é um dos pontos turísticos mais visitados de João Pessoa. Localizado na praia de Cabo Branco, a 800 metros da Ponta do Seixas, considerado o ponto mais oriental do Brasil continental, e marca o ponto mais oriental das Américas.
Lagoa Parque Sólon de Lucena – Localizada no centro da cidade, a lagoa é um dos pontos turísticos mais importantes de João Pessoa. Cercada por palmeiras e com uma fonte luminosa, a lagoa é um espaço para convivência da população.
Centro Histórico – Para quem gosta de conhecer a história das cidades visitadas, o local ideal em João Pessoa é o Centro Histórico. Os turistas encontram nas suas ruas as construções centenárias com diversos estilos arquitetônicos desde sua fundação, como o barroco e art noveaux.
Hotel Globo – Localizado no Centro Histórico, o Hotel Globo é uma construção de 1929 tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico da Paraíba desde 1978. Ele serve como museu e apresenta mobílias e peças de art déco, que eram utilizadas pelos hóspedes e tem uma arquitetura curiosa, com traços da primeira metade do século XX na cidade. Do hotel a vista do Rio Sanhauá é outro atrativo.
Barra de Gramame – Esta é a última praia de João Pessoa e tem como característica o mar com águas calmas e recifes, além da areia clara e fofa. Ela fica na foz do rio Gramame, antes dele se encontrar com o mar, em uma área em que o rio forma uma pequena ilha com choupanas na parte de água doce.
Praia de Tambaú – Com 8 quilômetros de extensão, é uma praia de águas claras e areia fina. Nela também fica uma das mais bonitas construções de João Pessoa, o Hotel Tropical Tambaú. A água do mar bate na parte leste do prédio.
Centro Cultural São Francisco – Além da Igreja de São Francisco, uma série de prédios forma o complexo arquitetônico do Centro Cultural São Francisco. Com origens que datam de 1588, o polo foi instituído pelo governo em 1979 e tombado em 1952 pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional.
Artesanato – Os turistas não podem ir embora sem levar para casa uma lembrança de João Pessoa. O artesanato típico da Paraíba inclui redes estampadas, imagens de santos em estopa, joias, bordados em renda e as conhecidas figuras em argila.