Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Turismo

Conheça o hotel que abrigou sobreviventes do Titanic

29 jul 2009 - 08h42
(atualizado às 11h08)
Compartilhar

Nova York é uma cidade com diversas opções "clássicas" de estadia, como os hoteis Plaza e Waldorf Astoria. Porém, são poucos os que podem pagar caro por um gostinho de tradição. Mas há outras opções - mais baratas - para quem deseja se hospedar em um ambiente de outra época. O hotel The Jane, no bairro boêmio de West Village, é uma boa pedida para sentir o passado nova-iorquino desde a hora de acordar.



» Veja fotos do The Jane
» vc repórter: mande fotos
e notícias

» Chat: tecle sobre o assunto

O nome do hotel faz referência ao seu endereço: número 113 da Rua Jane. Ele fica próximo ao Meatpacking District, bairro que nos últimos anos se tornou mais um ponto descolado da cidade. Quando o The Jane foi construído, em 1908, o Village era bem diferente: próximo do rio Hudson, lá era o lugar de descanso de marinheiros. A "Casa e Instituto da Associação Americana de Amigos dos Marinheiros", onde hoje está o tal hotel, fornecia camas por alguns centavos de dólar para os viajantes.

Os quartos do The Jane continuam semelhantes a cabines de navios, como foram projetados na época da Associação. Com a restauração feita para receber os novos hóspedes, os quartos foram equipados com DVD e conexão wi-fi à internet. O único inconveniente para quem está acostumado com hoteis normais é a falta de banheiros nos quartos - as instalações são coletivas e ficam nos corredores.

O prédio na Rua Jane ficaria marcado anos depois de sua inauguração: em 1912, os sobreviventes do Titanic ocuparam os quartos após o naufrágio e a tripulação realizou até uma cerimônia na entrada do hotel, quatro dias depois do acidente.

Nos anos 1980 o ambiente do Jane mudou bastante: depois de anos abrigando pessoas sem condições de morar em algum lugar mais confortável e beirando o abandono, a antiga hospedaria de marinheiros passou a sediar shows de bandas independentes. Os roqueiros que passaram a frequentar o lugar exigiram que o The Jane Hotel fosse preservado, garantindo as reformas e sua reabertura, em fevereiro de 2008.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra