Conheça as oito praias brasileiras próprias para nudismo
Para curtir uma viagem à praia, biquínis, maiôs e sungas são peças dispensáveis para os naturistas. Adeptos da prática do nudismo, esse grupo de veranistas que prefere curtir o sol e o mar com muita liberdade pode andar sem roupa com tranquilidade em oito praias do litoral brasileiro.
Espalhados pelas regiões Nordeste, Sudeste e Sul, os destinos são oficiais, com decretos municipais que autorizam homens, mulheres e crianças andarem nus. Dessa forma, o turista evita dores de cabeça com multa e prisão, por atentado violento ao pudor.
Contudo, para manter a ordem nas areias, regras de comportamento devem ser seguidas. Com condutas específicas, algumas praias aceitam a nudez parcial ou até mesmo separam as áreas para famílias e solteiros.
Confira, a seguir, onde ficam as oito praias brasileiras de nudismo.
Barra Seca (ES)
Localizada em Linhares, no Espírito Santo, a praia naturista de Barra Seca tem 250 metros e pode ser alcançada por uma travessia de cinco minutos a barco pelo Rio Ipiranga. Com quiosques, banheiros e duchas, as areias são ideais para a prática de naturismo sem abrir mão do conforto e da comodidade.
Pedras Altas (SC)
Na ponta direita da Enseada de Britos, a praia de Pedras Altas é conhecida como o reduto naturista de Santa Catarina. O acesso não é muito fácil, já que o destino é cercado por formações rochosas, porém, com mar tranquilo e seguro. A praia é dividida em duas pequenas áreas, com 100 metros de distância uma da outra. A primeira é dedicada às famílias e outra é a área dos solteiros.
Olho de Boi (RJ)
Mar calmo, tranquilidade e privacidade definem a praia carioca Olho de Boi, situada em Búzios, no litoral do Rio de Janeiro. Para curtir essa praia, a dica é levar alimentos, pois não há infraestrutura local, apenas recursos naturais que deixam os turistas impressionados com a beleza. Seu acesso é feito por meio de uma trilha de 600 metros de um morro íngreme. Por lá, não é permitido o uso de roupas.
Galheta (SC)
Naturistas têm a praia de Galheta como uma de suas favoritas, por ser bastante isolada. Localizado em Florianópolis, o local fica a apenas 15 minutos da praia Mole e sua preservação ambiental é uma das mais eficazes da região. A nudez é totalmente opcional nessa praia.
Abricó (RJ)
Em plena área de preservação ambiental da Barra da Tijuca, a praia do Abricó possui, na parte esquerda, uma área naturista, cujas ondas fortes são ideais para o surfe. Como única praia de nudismo da região de Grumarí, na zona oeste do Rio de Janeiro, a área é cercada por morros e vegetações.
Massarandupió (BA)
Com nudez obrigatória, a praia de Massarandupió tem 800 metros de dunas brancas destinadas ao naturismo. Localizada na cidade de Entre Rios, a 93 km de Salvador, a praia fica dentro de uma área de proteção ambiental e é aproximada de uma vila de pescadores e de uma pousada naturista.
Pinho (SC)
No município de Balneário Camboriú, a aproximadamente 80 quilômetros de Florianópolis, a praia do Pinho tem 500 metros de extensão, areias claras e água límpida com ondas fortes envolvidas por costões. O naturismo é praticado de forma organizada nessa praia, com constante fiscalização das atitudes dos frequentadores.
Tambaba (PB)
Conhecida como a primeira praia oficial de nudismo do Nordeste, a praia de Tambaba é o principal ponto de badalação naturista. Situada no município de Conde, na Paraíba, a praia possui um bar, coqueiros, falésias e muita vegetação. Pelo acesso principal, há uma área destinada a quem prefere não tirar a roupa. Filmar ou fotografar são ações proibidas no local.