Centro histórico de São Paulo: um roteiro imperdível!

22 abr 2019
09h00
  • separator
  • 0
  • comentários

São Paulo é minha cidade do coração! Perfeita com todas as suas imperfeições…tem um centro histórico cheio de charme, apesar de agitado, tumultuado e cheio de gente. É uma cidade incrível, cheia de museus, parques, bairros tradicionais, boa gastronomia e com uma programação cultural que não perde em nada para as principais metrópoles do mundo.

Tem pontos turísticos super interessantes que fazem parte da nossa história e várias opções de programas para curtir com a família toda!

O roteiro pelo centro histórico de São Paulo é um passeio muito bacana…e levar as crianças é também muito educativo, afinal, é uma forma interativa de conhecer um pouco mais da nossa história.

Aqui selecionamos alguns lugares muito legais no centro histórico de São Paulo para visitar e como chegar.

Centro histórico de São Paulo: um roteiro imperdível
Centro histórico de São Paulo: um roteiro imperdível
Foto: Arquivo Pessoal

1.Praça e Catedral da Sé

A Praça da Sé é o centro da cidade. É bem grande e movimentada, e onde se localiza a famosa Catedral da Sé, a maior igreja de São Paulo. Toda em estilo gótico, tem capacidade para 8 mil pessoas. A iluminação dentro da igreja é muito bonita e na cripta, que também pode ser visitada, estão expostos obras do artista Francisco Leopoldo.

Estação de metrô mais próxima: Praça da Sé, linha azul

2. Pateo do Collegio

O complexo do Pateo do Collegio pertence à Companhia de Jesus, ordem religiosa dos jesuítas e se localiza no local onde, em 1554, o Padre José de Anchieta construiu a primeira edificação com objetivo de catequizar os índios.

Hoje, funciona aqui o Museu de Anchieta que mostra um pouco sobre a fundação de São Paulo e tem um restaurante super charmoso no jardim.

Estação de metrô mais próxima: Praça da Sé, linha azul

3. Solar da Marquesa

Considerado o último exemplar remanescente da arquitetura residencial urbana do século XVIII na cidade de São Paulo, aqui é possível encontrar utensílios domésticos e parte do mobiliário da marquesa de Santos, que entrou para a história como amante de Dom Pedro I.

O prédio fica bem pertinho do Pateo do Collegio e vale a visita.

Estação de metrô mais próxima: Praça da Sé, linha azul

4. Mosteiro de São Bento

O Mosteiro fica no Largo de São Bento e é um passeio muito bonito.

As apresentações de Canto Gregoriano, que acompanham algumas missas e ofícios da igreja são emocionantes.

Além disso, o mosteiro é famoso por sua padaria, que oferece ao público bolos, pães, geleias e biscoitos, cujas receitas são seculares, e estavam guardadas no arquivo da abadia.

Estação de metrô mais próxima: São Bento, linha azul

5. Mercado Municipal de São Paulo

O Mercado Municipal de São Paulo, ou Mercadão, como é carinhosamente chamado pelos seus frequentadores, é um lugar cheio de cores, aromas e sabores. É um tradicional mercado de alimentos frescos, onde você encontra frutas, verduras, carnes, queijos, temperos e muitas especiarias. Escolha uma barraca e aproveite para experimentar algumas iguarias enquanto observa o vai-e-vem de gente e aprecia a arquitetura do lugar.

Estação de metrô mais próxima: São Bento, linha azul

Centro histórico de São Paulo: um roteiro imperdível
Centro histórico de São Paulo: um roteiro imperdível
Foto: Arquivo Pessoal

6. Theatro Municipal

O Theatro Municipal foi inaugurado em 1911, incluiu São Paulo no roteiro internacional dos grandes espetáculos e marcou uma época de importante crescimento econômico da cidade, com o Ciclo do Café. Sua luxuosa construção é inspirada na Ópera de Paris e foi considerada ousada para a época, com traços renascentistas e barrocos na fachada e, em seu interior, muitos adornos e obras de arte.

Para conhecer o interior, o Theatro oferece visitas gratuitas ou, uma boa opção é ir assistir a um dos espetáculos em cartaz e sentir na pele a emoção e grandiosidade desta lindíssima sala de espetáculos.

Estação de metrô mais próxima: Anhangabaú, linha vermelha

7. Largo São Francisco

O Largo São Francisco é considerado o principal conjunto de arquitetura barroca da cidade de São Paulo. Aqui estão instaladas a Faculdade de Direito da USP, a Igreja São Francisco de Assis, a Igreja Chagas do Seráfico Pai São Francisco e o Convento São Francisco.

Estações de metrô mais próximas: Anhangabaú, linha vermelha ou Praça da Sé, linha azul

8. Viaduto do Chá

O Viaduto do Chá foi o primeiro viaduto da cidade e recebeu e esse nome porque havia uma grande plantação de chá da Índia na região. Foi inaugurado em 1892.

Liga a rua Direita (Centro Velho) com a rua Barão de Itapetininga (Centro Novo). Em 1938, o viaduto com assoalho de madeira foi demolido e reconstruído em concreto armado.

Estação de metrô mais próxima: Anhangabaú, linha vermelha

Centro histórico de São Paulo: um roteiro imperdível
Centro histórico de São Paulo: um roteiro imperdível
Foto: Arquivo Pessoal

9. Viaduto Santa Ifigênia

O Viaduto Santa Ifigênia foi o segundo viaduto da cidade, e assim como o do Chá, ligava o centro antigo ao entro novo.

É construído em ferro, no estilo art noveau. Em 1978 foi reformado e virou um grande calçadão.

Estação de metrô mais próxima: São Bento, linha azul

10. Estação da Luz

A Estação da Luz é uma das mais movimentadas estações ferroviárias da cidade. Sua arquitetura em estilo inglês é um charme. Evite os horários de pico para visitar, assim você conseguirá admirar com mais tranquilidade a beleza do local.

Estação de metrô mais próxima: Luz, linha azul

Dicas importantes para passear no centro histórico de São Paulo:

Transporte: Para chegar ao centro a melhor forma é ir de metrô. As ruas apertadas e cheias têm sempre muito trânsito.  Além disso, os estacionamentos no centro são apertados e muito caros.

Segurança: estamos no centro da maior metrópole do país, então fique atento. Cuidado com celulares e câmeras fotográficas.

Tempo: o centro de São Paulo é grande. Se estiver de passagem pela cidade tente reservar ao menos 2 dias para visitar a região. Se você mora na cidade ou próximo, organize algumas visitas com calma.

Veja também:

 

Viagem de Família
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade