Viagem de aventura com crianças – Encara?

25 mar 2019
09h00
  • separator
  • 0
  • comentários

O que você acha de encarar uma viagem de aventura com crianças? Dessas com direito a trilha, tirolesa, rafting, cachoeiras…numa pegada mais offline? Bom, eu acho uma ideia sensacional…conseguir tirar os meus “cabeças quadradas” do celular às vezes pode ser um desafio e programas em meio a natureza são perfeitos para isso.

Quem dá as dicas para embarcar com as crianças na aventura é o Renan Alves, do PodCast NaTrilha, ele é instrutor de escalada e condutor de turismo de aventura. Além disso, é pai da Júlia, Emmanuel e Miguel de 14, 3 e 2 anos…que, desde a barriga da mãe, acompanham a família em suas aventuras. Ou seja, dica de especialista!

Viagem de aventura com crianças
Viagem de aventura com crianças
Foto: Renan Alves

Que tipo de atividades de aventura são mais recomendadas para crianças?

Não existe uma ideal…acreditamos que a família deve praticar a atividade que tiver mais vontade, desde que observadas as devidas medidas de segurança, como acesso ao local, equipamentos necessários, tempo de duração da atividade. Por exemplo, um passeio em trilhas rápidas (que podem ser iniciadas e terminadas numa manhã) são excelentes opções para um roteiro em família.

Quais as principais dicas que a família deve observar na hora de escolher uma atividade de aventura?

1 – Avaliar os riscos – verifique se o local oferece riscos para os pequenos. Isso pode ser conferido numa rápida busca na internet e redes sociais. E se esses riscos são minimizados através de medidas de segurança que sigam as normas técnicas para a atividade proposta.

2 – Conforto e bem-estar – Observe os itens necessários para garantir o conforto da criança durante a atividade. Por exemplo: garantir que não falte alimento, não falte hidratação, roupas confortáveis e adequadas à temperatura do local, repelentes, protetor solar e medicamentos devidamente orientados pelo pediatra para eventuais alergias e/ou picada de insetos.

3 – Observar sempre – Após a escolha da atividade é importante manter atenção aos sinais que a criança apresentar. Fique de olho e acompanhe os pequenos durante todo o passeio, procure interpretar se estão se sentido bem ou não ao longo do percurso.

Viagem de aventura com crianças
Viagem de aventura com crianças
Foto: Renan Alves

O que você acredita que a viagem de aventura proporciona para uma criança?

Muitas coisas…promove a autoestima e o aprendizado espacial por estar em um local diferente da sua rotina, em que precisa absorver o máximo de informações para se manter segura. A socialização ao conhecer e dividir ambiente com pessoas diferentes de seu convívio cotidiano. A curiosidade, pois, encontrará inúmeros estímulos diferente pelo caminho. Espírito de equipe, confiança no “time” e autoconfiança para se posicionar em diferentes situações ou problemas que precisarão ser solucionados (por exemplo: como não escorregar na trilha). A visão, audição e olfato também são aguçados, pois, o ambiente natural por sua complexidade, exige que ela tenha total atenção ao que está longe do seu campo de alcance.

Viagem de aventura com crianças
Viagem de aventura com crianças
Foto: Renan Alves

Quais os melhores destinos de viagem de aventura com criança no Brasil?

É difícil pontuar individualmente…o Brasil é grande e tem muitos lugares lindos e adequados. Os melhores destinos são aqueles que, comprovadamente, respeitam e atendem as normas de segurança técnicas exigidas e que orientam as atividades ideais para a idade das crianças. Quanto mais estruturas construídas pensadas nas crianças, melhor para toda a família. Como bons capixabas, gostamos muito de visitar o sul do Espírito Santo. É aconchegante e o clima super agradável.

Viagem de aventura com crianças
Viagem de aventura com crianças
Foto: Renan Alves

Ok, capixaba….rsrsrs… E quais os principais destinos de aventura no Espírito Santo?

Hoje o Espírito Santo possui atividades de aventura de diversos segmentos do norte ao sul do estado. Os melhores para curtir com as crianças, e que já visitei com os meus filhos são: Pedra Azul, a base até onde dá pra ir de carro no Pico da Bandeira, as trilhas do Morro do Moreno em Vila Velha e as Cachoeiras de Alfredo Chaves.

Viagem de aventura com crianças
Viagem de aventura com crianças
Foto: Renan Alves

O que você diria para uma família em dúvida sobre fazer uma viagem de aventura com crianças?

Simplesmente vá. Permitam-se explorar juntos atividades que não estão acostumados e lembrem-se de que as crianças só desenvolvem os medos que nós, adultos, colocamos nelas. Uma viagem dessas é muito estimulante tanto para a criança quanto para os pais. São gerados laços, lembranças, experiências e aventuras que serão levadas para o resto da vida. Vale muito a pena.

Viagem de aventura com crianças
Viagem de aventura com crianças
Foto: Renan Alves

Demais, Renan!! Estou louca para ir nas próximas férias com as minhas crianças explorar as trilhas do Espírito Santo e participar da atividade de observação das baleias…deve ser maravilhoso!

E se você gosta de uma boa aventura, pode acompanhar os passos do Renan no PodCast NaTrilha (tudo junto mesmo), com programas dedicados aos esportes e atividades outdoor no Spotify, Deezer e PlayPlus, ou acessar diretamente o site www.vcnatrilha.com.br.

Veja também:

 

Viagem de Família
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade