"Tenho um ombro mais desenvolvido e maior que o outro": veja o que você pode fazer para equilibrá-los
Embora as assimetrias no corpo humano sejam completamente normais, isso não significa que não possamos fazer nada a respeito.
Apesar de todos os benefícios que o treinamento de força em geral — e o treinamento de hipertrofia em particular — proporcionam à saúde, a verdade é que este último tem uma relação muito próxima com a estética corporal.
Nesse sentido, descobrir que temos um grupo muscular menos desenvolvido ou que sofremos com um desequilíbrio entre uma perna e outra pode ser um verdadeiro desafio. Vamos explicar o que você pode fazer se perceber que um ombro está mais desenvolvido que o outro.
O que fazer se você tiver um ombro mais desenvolvido que o outro
Como mencionamos, é normal ter membros assimétricos ou grupos musculares em desequilíbrio. Embora isso possa ser incômodo, não é nada que não possa ser resolvido com tempo, estratégia e prioridades bem definidas ao planejar o seu treino.
Sabemos que os exercícios realizados primeiro durante uma sessão são os que recebem maior estímulo. Isso acontece porque, no início do treino, a fadiga do sistema nervoso central é baixa, permitindo alcançar taxas mais altas de recrutamento de fibras musculares. Ou seja, um número maior de fibras será ativado.
Infelizmente, à medida que o treino avança, a fadiga aumenta progressivamente, e o recrutamento de fibras nos músculos treinados posteriormente tende a diminuir. Em resumo, os exercícios feitos no final da sessão são menos estimulantes do que os realizados no início.
...
Veja também
Nem Ibuprofeno, nem Paracetamol: o verdadeiro remédio para dor nas costas
Um estudo revela, finalmente, quantos dias é recomendável treinar para ganhar força muscular