Temos uma maneira de melhorar a eficácia de tratamentos como Ozempic para perda de peso: enganando o metabolismo
Equipe descobriu novo mecanismo metabólico no fígado de camundongos Descoberta abre caminho para tratamentos aprimorados de perda de peso
Nosso corpo não evoluiu para as vicissitudes da vida moderna. Durante grande parte da existência humana, permanecer vivo exigia, por exemplo, que nossos corpos reagissem à escassez de alimentos para evitar que nossa ingestão de energia se tornasse excessiva e esgotasse nossas reservas. No mundo contemporâneo, essa estratégia se tornou um inconveniente para muitos que desejam perder peso.
Um novo caminho
Agora, isso pode mudar graças a uma nova descoberta. Uma equipe de pesquisadores descobriu um mecanismo usado pelo fígado no consumo de açúcares e gorduras. Embora a descoberta ainda esteja limitada a modelos animais, a equipe acredita que ela tem potencial para ajudar a melhorar a eficácia de tratamentos para perda de peso e até mesmo diabetes.
Enfrentando o déficit
Perder peso parece simples: basta gastar mais calorias do que consumimos. No entanto, isso costuma ser complicado, pois nosso corpo é um gestor especialista em sua economia energética e sabe como reagir à escassez.
Quando estamos em uma situação prolongada em que reduzimos a ingestão de energia do nosso corpo, ou seja, consumimos menos calorias, nosso corpo reage reduzindo nosso consumo de energia. Para isso, ele tem uma ferramenta fundamental: desacelerar o metabolismo.
Isso implica, por exemplo, que após um período de dieta, podemos ver como o peso perdido diminui. Algo que afeta até mesmo pessoas que recorrem a medicamentos como Ozempic, Wegovy ou Zepbound.
Plvap
A equipe responsável pela descoberta, ...
Matérias relacionadas
Pesquisadores desmontaram as baterias da Tesla e da BYD para saber qual delas tem melhor desempenho