Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Superidosos: o que as pessoas mais velhas estão fazendo para viver mais?

Atualmente, é bem comum irmos à academia e encontrarmos longevas com corpos tonificados e super bem de saúde

18 dez 2025 - 16h15
Compartilhar
Exibir comentários

Não é DNA. O que está fazendo com que os idosos vivam mais e com qualidade, fazendo com que sejam chamados de superidosos pelos cientistas, é a forma como eles levam a vida. Entenda:

O que faz com que os idosos vivam mais, fazendo com que sejam chamados de superidosos pelos cientistas, é a forma como eles levam a vida
O que faz com que os idosos vivam mais, fazendo com que sejam chamados de superidosos pelos cientistas, é a forma como eles levam a vida
Foto: depositphotos.com / AndrewLozovyi / Bons Fluidos

Quem são os superidosos?

Atualmente, é bem comum irmos à academia e encontrarmos longevas com corpos tonificados e super bem de saúde. E daqui para frente, isso será ainda mais comum. Isso porque os superidosos estão dando uma lição em como viver mais.

Um exemplo é a enfermeira aposentada, Ednajane Truax, que aos 90 anos, cuida de seu jardim, faz trabalho voluntário, organiza festas e ainda levanta 115 quilos no leg press. Até porque, segundo ela disse ao 'The Washington Post', "Você não para de levantar peso quando envelhece, mas sim quando para de levantar peso".

O segredo para viver mais?

Perante um cenário repleto de pessoas como Truax, o cardiologista Eric Topol decidiu estudar este público. O principal foco era entender por que alguns seres humanos continuam vivendo seus 80 e 90 anos com bastante saúde. Dessa forma, o resultado lhe mostrou que os estilos de vida fazem diferença.

Mais especificamente, a realização de exercícios físicos - especialmente, treinos de força - alimentação, descanso e otimismo são os segredos dos superidosos. Ademais, eles também costumam manter sua vida social ativa e dão significados à mesma. Ou seja, nada a ver com genética.

"Vovó Maromba": veja as dicas desta espanhola que chegou aos 101

A história de Iñaxi Lasa é um verdadeiro hino à resiliência. Dessas que a gente sai cheio de inspiração para adquirir hábitos saudáveis e viver como ela. Aos 101 anos, a espanhola — que já enfrentou uma série de desafios, incluindo a Segunda Guerra Mundial, um câncer de mama, múltiplas fraturas, cirurgias oftalmológicas e uma internação por Covid-19 — prova que a idade é apenas um número, especialmente na academia. Assim, com mais de 130 mil seguidores em suas redes sociais, ela conquistou o apelido de "Vovó Maromba" e se tornou uma inspiração global.

Embora sempre ativa, a jornada de Iñaxi com a musculação começou de forma curiosa, aos 94 anos de idade. Em entrevista ao jornal DailyStar, ela explicou que tudo começou quando sua cuidadora se lesionou e, para não desperdiçar, deixou o cartão de membro da academia com a idosa.  e leia a matéria completa.

Bons Fluidos
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade