Sou médico e estes são os três hábitos que sempre indico aos meus pacientes que querem viver mais
Pequenas mudanças no dia a dia podem aumentar sua saúde e longevidade de forma significativa
Frequentemente me perguntam o segredo para viver mais. Não existe resposta exata. Sabe aquelas informações básicas que todo mundo conhece e repete, mas nem sempre leva a sério? Pois então, elas realmente importam!
Beber bastante água, cuidar da alimentação desde a juventude, dormir por pelo menos oito horas ao dia, praticar atividade física regular, aproveitar o ócio, socializar — tudo isso impacta diretamente na saúde e aumenta a qualidade e a expectativa de vida.
Não há segredo. No entanto, gosto de trazer como referência o povo japonês e também as chamadas Zonas Azuis, regiões do mundo com o maior número de centenários, para inspirar pequenos atos no dia a dia que podem ajudar a viver mais e melhor.
Longevidade do povo japonês e as Zonas Azuis
O Japão é mundialmente reconhecido por sua longevidade. De acordo com o Índice de Qualidade de Vida da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), a expectativa de vida ao nascer no Japão atinge os 84 anos. Essa estatística se desdobra ainda mais, com uma expectativa de vida de 88 anos para as mulheres e 81 anos para os homens, estabelecendo um recorde como a mais alta expectativa de vida global.
...
Veja também
Obesidade: o que é, graus, diagnóstico e como tratar
O especialista em longevidade Dan Buettner: "Este é o café da manhã mais saudável do mundo."
Para maiores de 50 anos: esses 6 exercícios têm o poder de fazer seu joelho ficar como novo