Sentimento de culpa por não trabalhar: a produtividade tóxica está alimentando sentimentos de culpa por não ter tempo livre
Sentir culpa ao descansar pode ser sinal de produtividade tóxica. Entenda como equilibrar trabalho e lazer para cuidar de si.
A produtividade, entendida como desempenho e eficiência nas tarefas diárias, não deve ser um fim em si mesma, mas sim uma ferramenta para alcançar uma vida mais equilibrada. Ela é uma forma de otimizar o tempo gasto trabalhando ou realizando afazeres, para que essas atividades não invadam o período que deveria ser reservado ao lazer, à família, à prática de esportes ou à socialização.
No entanto, manter um foco constante em "fazer mais" pode ter efeito contrário, prejudicando tanto a saúde mental quanto a física. De acordo com Israa Nasir, psicoterapeuta e autora do livro Produtividade Tóxica, esse fenômeno é muito mais comum do que imaginamos.
Um dos principais motivos para as pessoas se dedicarem tanto à produtividade é o fato de ela gerar uma sensação de satisfação pessoal. No entanto, quando se torna o único objetivo de vida, a produtividade pode criar desequilíbrios e se transformar no caminho mais rápido para o esgotamento.
Leia mais: Sabíamos que viver perto do mar nos daria anos de vida. O que não sabíamos era que era literalmente
Produtividade tóxica
Por definição, a produtividade deveria ser algo positivo, pois envolve técnicas e ferramentas que ajudam a concluir tarefas com mais eficiência e a liberar tempo para o lazer. O problema é que ela se torna tóxica quando domina todos os aspectos da vida e faz com que deixemos de lado outras áreas importantes.
...
Veja também
As plantas de interior com maior longevidade: são aquelas que podem viver mais de dez anos
O truque do iogurte para fazer orquídeas florescerem de forma fácil e simples