Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Segundo pesquisa, dependendo da alimentação da criança, a menarca pode vir mais cedo; entenda

Primeiramente, é importante explicar que a primeira menstruação tende a ocorrer quando a menina tem entre nove e quinze anos

1 ago 2025 - 15h55
(atualizado às 16h01)
Compartilhar
Exibir comentários

Dependendo de como for a alimentação da sua filha, a primeira menstruação dela (menarca) pode vir mais cedo ou na época correta. Saiba mais:

Dependendo de como for a alimentação da sua filha, a primeira menstruação dela (menarca) pode vir mais cedo ou na época correta
Dependendo de como for a alimentação da sua filha, a primeira menstruação dela (menarca) pode vir mais cedo ou na época correta
Foto: depositphotos.com / Shtak3t / Bons Fluidos

Dependendo da alimentação da criança, menarca pode ser precoce

Primeiramente, é importante explicar que a menarca tende a ocorrer quando a menina tem entre nove e quinze anos. Dessa forma, para seguir o padrão, o prato da criança precisa ser composto por vegetais, grãos integrais, legumes e poucos processados. Caso o contrário, com padrões alimentares ricos em carnes processadas, açúcar refinado e gordura trans, a menstruação poderá ser precoce. Ademais, há o risco também de desenvolver obesidade, câncer de mama e outras doenças relacionadas à exposição prolongada aos hormônios sexuais.

"A menarca mais precoce associada à dieta inflamatória pode refletir mecanismos mediados por inflamação crônica e perfil hormonal. Já a dieta mais saudável, associada à menarca mais tardia, está de acordo com estudos que apontam menor exposição aos estrogênios endógenos com dietas ricas em fibras, vegetais e grãos integrais", analisou o ginecologista Mariano Tamura, do Einstein Hospital Israelita.

*Matéria feita em parceria com a Agência Einstein

Ultraprocessados ocupam quase 25% da alimentação de crianças

Uma pesquisa recente revelou que quase 25% da alimentação de crianças brasileiras até cinco anos consiste em alimentos ultraprocessados. Essa estatística alarmante lança luz sobre o impacto negativo desse tipo de dieta na saúde infantil.

Produtos como biscoitos doces e salgados são os ultraprocessados mais consumidos, seguidos por farinhas instantâneas, chocolates, sorvetes, gelatinas e bebidas lácteas, como achocolatados e iogurtes. Esses alimentos, altamente industrializados, apresentam riscos à saúde das crianças, incluindo obesidade, diabetes e problemas cardiovasculares.  e leia a matéria completa.

Bons Fluidos
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade