Se você quer que seu filho desenvolva inteligência emocional, pare de dizer essas frases. Elas são comuns, mas devastadoras
São expressões que deixamos passar sem perceber os danos que podem causar a longo prazo.
Falamos entre 7.000 e 14.000 palavras por dia e muitas vezes esquecemos o poder que elas têm, especialmente quando usamos com crianças. Nossa paciência pode estar no limite, e o cansaço pode tomar conta. Por isso, ao conversar com nossos filhos, nem sempre nos damos conta de que estamos dizendo coisas que podem afetar negativamente sua confiança ou autoestima.
Algumas frases parecem positivas, como "você vai se sair bem", mas, podem gerar frustração na criança. Outras são tão normalizadas, apesar de prejudiciais, que acabamos ignorando o poder (negativo) que elas têm. A seguir, analisamos algumas das frases mais prejudiciais, segundo especialistas, que podemos dizer sem perceber.
"Não precisa ficar com medo"
Como essa frase, dita com boa intenção, pode ser negativa? Porque estamos sinalizando à criança que algumas emoções que ela sente são ruins. Com isso, fazemos com que ela associe emoções desagradáveis a algo que deve ser evitado, quando, na verdade, o correto seria ajudá-la a aprender a lidar com elas.
...
Veja também
Famílias LGBTQIAP+: como é ter dois pais ou duas mães
Crianças que participam das tarefas domésticas se tornam adultos com essas 6 características
Crianças que amam dinossauros têm mais chances de desenvolver essas 5 habilidades na vida adulta