Se você quer ganhar força depois dos 50, este exercício de agachamento com bola de Pilates é tudo o que você precisa
Melhora a força, equilíbrio e estabilidade, ajuda a prevenir a perda muscular e ainda é fácil de fazer em casa.
Ao passar dos 50 anos, é fundamental focar em exercícios que ajudem a fortalecer o corpo e combater algumas consequências naturais do envelhecimento, como a perda de massa muscular — também conhecida como sarcopenia. Além das aulas de Pilates, que fazem muito sucesso, existe um exercício que utiliza um dos acessórios mais populares da modalidade: a bola de Pilates, também chamada de fitball.
O exercício em questão é o agachamento na parede com bola de Pilates. Embora o nome pareça longo, na prática ele é mais simples do que parece e, o mais importante, os resultados no corpo são perceptíveis. Trata-se de um exercício bastante completo, semelhante ao agachamento tradicional, mas que se torna mais acessível por reduzir a exigência sobre a região abdominal e focar o esforço nos quadríceps, posteriores da coxa e panturrilhas.
Leia mais: Adeus prancha: este é o exercício de Pilates ideal para tonificar o abdômen depois dos 50
Passo a passo do agachamento com bola de Pilates na parede
Para começar, posicione-se de costas para a parede, com a bola de Pilates entre a parte superior das costas e a parede. Com a coluna reta e as pernas ligeiramente afastadas, deslize o corpo para baixo, apoiando-se na bola, que irá rolar pela parede acompanhando o movimento. O ideal é descer até que os joelhos formem um ângulo de 90 graus e, então, estender as pernas para retornar à posição inicial. Especialistas recomendam fazer cerca de 4 séries de 10 a 12 repetições.
</div><div class="editor-embed-caption"> </div><p>...</p><p><a href="https://www.minhavida.com.br/materias/materia-25838">Veja mais</a></p><br>Veja também<br><p><a href="https://www.minhavida.com.br/materias/materia-25831">Nem flexões, nem pranchas: esses são os quatro exercícios que não podem faltar na sua rotina depois dos 40 para esculpir o corpo todo</a><br><a href="https://www.minhavida.com.br/materias/materia-25812">O truque para tornar as passadas muito mais estimulantes para os seus quadríceps</a><br><a href="https://www.minhavida.com.br/materias/materia-25809">Nem HIIT, nem crossfit: se você quer emagrecer sem perder massa muscular, precisa adotar este exercício a partir de agora</a><br><a href="https://www.minhavida.com.br/materias/materia-25841">Nem 30 segundos, nem 5 minutos: esse é o tempo ideal que você deve descansar entre as séries</a><br><a href="https://www.minhavida.com.br/materias/materia-22120">Horário do treino pode influenciar os resultados, diz estudo</a><br></p>