Se você prefere ficar sozinho em vez de estar com outras pessoas, boas notícias: a psicologia revela traços incríveis ligados a isso
Passar tempo consigo mesmo ajuda a desenvolver o autoconhecimento e a motivação interna
Passar um tempo sozinho não é o mesmo que sentir solidão. Estar sozinho pode ser fundamental para o nosso bem-estar intelectual e emocional, além de ser uma escolha consciente. Já a solidão não desejada representa um sério problema social.
Se você prefere ler no sofá de casa em vez de sair para tomar um drink com amigos, e escolhe aproveitar esse momento a sós, isso não significa que você seja antissocial ou que a solidão seja um problema para você. Segundo a psicologia, quem busca a solidão de forma ativa possui traços únicos. Descubra quais!
Mais autoconsciência
A autoconsciência é uma área da inteligência emocional que podemos desenvolver ao dedicar tempo para refletir sobre nós mesmos, em silêncio — momentos em que a solidão se mostra excelente. Além disso, quem busca a solidão regularmente tem um autoconceito mais fortalecido e uma autoconsciência mais definida.
Segundo a psicóloga Iria Reguera, "vivemos em uma cultura coletivista que valoriza a interdependência entre as pessoas e coloca as necessidades do grupo acima das individuais". Por isso, ao ficarmos sozinhos e dedicarmos tempo à introspecção, eliminamos a necessidade de validação externa e nosso próprio julgamento se torna o mais importante, permitindo refletir sobre nossas verdadeiras necessidades.
...
Veja também
O que significa quando uma pessoa gosta muito de ficar sozinha, segundo a psicologia?