Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Anvisa aprova injeção semestral inovadora contra HIV que previne infecção com quase 100% de eficácia

Medicamento é voltado para maiores de 12 anos de idade, com peso mínimo de 35 kg, que estejam sob risco de contraírem o vírus

12 jan 2026 - 20h57
(atualizado às 21h09)
Compartilhar
Exibir comentários
Medicamento foi aprovado nesta segunda-feira, 12, mas ainda há etapas a serem cumpridas até que ele seja disponibilizado no SUS
Medicamento foi aprovado nesta segunda-feira, 12, mas ainda há etapas a serem cumpridas até que ele seja disponibilizado no SUS
Foto: Divulgação

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta segunda-feira, 12, uma injeção semestral inovadora contra a infecção pelo HIV-1 por via sexual. Se trata do medicamento Sunlenca (lenacapavir), que pode ser utilizado de forma preventiva em pessoas maiores de 12 anos, com peso mínimo de 35 kg, que estejam sob risco de contrair o vírus. Ainda há passos a serem cumpridos até que ele seja disponibilizado no Sistema Único de Saúde (SUS).

“O Sunlenca é um antirretroviral inovador composto por lenacapavir, um fármaco de primeira classe que atua inibindo múltiplos estágios da função do capsídeo do HIV-1”, explica a Anvisa em nota. É essa ação que impede a replicação do vírus.

Conforme divulgado pela Agência, o medicamento está disponível de duas formas: por injeção aplicada a cada seis meses ou comprimido oral utilizado no início do tratamento. 

Porém, apesar do registro concedido pela Anvisa, o medicamento ainda depende da definição do preço máximo pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED) e a disponibilização no SUS será avaliada pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) e pelo Ministério da Saúde.

A estratégia preventiva, profilaxia pré-exposição (PrEP), é essencial para prevenir a infecção pelo HIV. Ela consiste no uso de medicamentos antirretrovirais (ARV), ou seja, medicamentos utilizados para tratar infecções virais, em pessoas que ainda não têm o vírus. Assim, há redução significativa das chances de transmissão.

Esse método faz parte da chamada “prevenção combinada”, que inclui outras medidas como testagem regular para HIV. Como o uso de preservativos, tratamento antirretroviral (TARV), profilaxia pós-exposição (PEP) e cuidados específicos para gestantes soropositivas.

“Com a aprovação da Anvisa, o Sunlenca se torna uma nova ferramenta para reduzir o risco de transmissão do HIV-1, oferecendo um regime semestral que facilita a adesão e diminui a carga sobre os sistemas de saúde”, complementa a Anvisa.

O medicamento foi recomendado no ano passado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como a melhor alternativa após uma vacina contra HIV. A eficácia, conforme apontam estudos clínicos, é de:

  • 100% de eficácia na redução da incidência de HIV-1 em mulheres cisgênero (PURPOSE 1);
  • 96% de eficácia em comparação com a incidência de HIV de base;
  • 89% mais eficaz do que a PrEP oral diária (PURPOSE 2).
Fonte: Portal Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade