Transplante de rim: quanto tempo dura órgão depois de procedimento feito por Faustão?
Apresentador passou por um retransplante, procedimento comum em casos de falha do órgão na primeira cirurgia
O apresentador Fausto Silva passou por um retransplante renal no Hospital Albert Einstein. O procedimento é um novo transplante em um paciente que já recebeu um transplante anteriormente, mas que teve o órgão falhou por algum motivo.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
No caso de Faustão, ele passou pelo primeiro transplante de rim em abril de 2024. Mas qual é o tempo de vida útil do novo órgão?
De acordo com a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), o rim transplantado pode funcionar por vários anos. Porém, em alguns casos, o tempo pode ser mais curto.
“Características relacionadas ao paciente que recebeu o órgão, como número de transfusões sanguíneas, transplantes anteriores; intercorrências ocorridas no momento do transplante renal e ao próprio órgão que foi doado terão impacto na duração do funcionamento do órgão”, destaca o artigo do SBN.
“Outro fator que influencia o tempo de funcionamento do rim transplantado é o uso correto dos imunossupressores”, completou.
O SBN ainda destaca que o rim transplantado pode ser acometido por algumas doenças que vão alterar sua função, como as infecções urinárias, obstruções na via de saída de urina e rejeições aguda ou crônica. “Cada uma dessas situações tem um tratamento específico, e quanto mais cedo for iniciado, maiores as chances de manter o funcionamento do rim”, finaliza.