Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Terapia grátis ou muito barata: onde achar

Se fazer terapia ainda parece um luxo, pense novamente: montamos uma seleção de opções gratuitas ou a preços acessíveis dos quais você pode usufruir

1 ago 2022 - 08h27
Compartilhar
Exibir comentários

Depois de dois anos de pandemia, que também foram conturbados econômica e politicamente, fazer terapia deixou de ser um luxo e passou a ser uma necessidade - nunca se falou tanto em cuidar da saúde mental. No entanto, para muita gente a ajuda psicológica ainda é um luxo, afinal, exige um investimento financeiro que, muitas vezes, extrapola qualquer orçamento. 

Foto: SHVETS production/Divulgação / Boa Forma

Porém, dá para fazer terapia mesmo sem dinheiro. Isso porque já existem, hoje, uma série de serviços que oferecem atendimento psicológico gratuito ou a preços acessíveis, democratizando o acesso aos cuidados especializados com saúde mental. Quer saber mais? Então, é só dar uma olhada nos pontos abaixo: 

CVV - Centro de Valorização da Vida

O Centro de Valorização da Vida (CVV) é um helpdesk de emergência, isto é, um espaço de atendimento emergencial gratuito com foco em prevenção de suicídio e apoio emocional. O atendimento é feito por voluntários treinados via telefone (disque 188), e-mail ou chat, 24 horas por dia - e não é preciso se identificar para receber atendimento.  

Sistema Único de Saúde (SUS)

Pouca gente sabe, mas o SUS também oferece atendimento psicológico gratuito. Basta ter uma carteirinha do sistema de saúde, ir até o posto mais próximo e fazer a solicitação de atendimento. Após a triagem, o paciente é encaminhado para um profissional no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) mais próximo.

Clínicas de Universidades Públicas

Muitas universidades públicas, como a Universidade de São Paulo, contam com clínicas de atendimento psicológico que são parte dos seus centros de estudos. O Instituto de Psicologia da USP, por exemplo, oferece atendimento gratuito, online, para adolescentes ou pessoas maiores de 18 anos que estejam em sofrimento emocional. O Instituto também oferece atendimento gratuito e emergencial, sem caráter de continuidade. Vale a pena buscar mais informações nos sites das universidades públicas mais próximas de você. 

Plano de Saúde

Ok, a gente sabe que quem tem um plano de saúde não necessariamente está sem dinheiro - afinal, conseguir pagar um plano mensal é um privilégio para muitos -, no entanto, vale lembrar que muitos planos, hoje, oferecem acompanhamento psicológico para seus pacientes. Vale a pena se informar sobre o tipo de terapia oferecida (o mais comum é a Terapia Cognitivo Comportamental) e o número de sessões disponíveis por paciente. 

Aplicativos

O Zenklub é uma plataforma centrada em atendimentos psicológicos a preços mais acessíveis. Os atendimentos são 100% online, podem ser feitos via aplicativo de celular ou direto pelo site no computador, e é possível fazer atendimento contínuo por até R$ 60 reais por sessão. 

Organizações Não Governamentais (ONGs)

Além do SUS, é possível encontrar também atendimento psicológico em ONGs como a Clínica Social Casa 1, de São Paulo, que oferece atendimento online, gratuito ou a preços acessíveis para populações vulneráveis, com especial destaque para pessoas LGBTQIA+ e pessoas pretas. 

Clínicas de Universidades Particulares

Fora as instituições públicas, muitas universidades particulares também abriram clínicas de atendimento ligadas aos seus departamentos de psicologia. Em São Paulo esse é o caso para a PUC (Pontifícia Universidade Católica), com a sua Clínica Psicológica "Ana Maria Poppovic". Por lá, é possível encontrar atendimento para casais, famílias, crianças e adultos. As consultas são online e gratuitas, mas é preciso passar por uma triagem para fazer o agendamento. 

Sindicatos e Associações Especializadas

Alguns sindicatos, como o SINPESP (Sindicato de Psicanalistas do Estado de São Paulo), e associações, a exemplo da ABPS (Associação Brasileira de Psicodrama), disponibilizam atendimentos gratuitos ou a preços muito acessíveis para o público geral. 

BÔNUS: HÁBITOS QUE COLABORAM PARA A SAÚDE MENTAL

É claro que hábito nenhum substitui um acompanhamento psicológico profissional, no entanto, é sempre importante lembrar que existem atividades do dia a dia que, comprovadamente, colaboram para o equilíbrio mental e emocional. 

Um estudo desenvolvido pelo CDC, o Centro de Controle de Doenças norte-americano, por exemplo, comprovou que ter uma boa noite de sono, de mais de 6 horas de descanso, sem interrupções, tem um impacto direto e positivo na saúde mental. 

Veja abaixo alguns hábitos que você pode nutrir para melhorar a sua saúde mental e sensação de bem-estar: 

  • Dormir bem e por tempo o suficiente para descansar
  • Passar tempo de qualidade com amigos e familiares
  • Criar e manter uma rotina de exercícios físicos que funciona para você
  • Optar por uma alimentação nutritiva e equilibrada
  • Descansar, quando possível
Boa Forma
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade