Síndrome do Pensamento Acelerado: entenda a condição que levou a youtuber Dani Russo ao hospital
O quadro é um sintoma que pode estar associado a diferentes transtornos, como ansiedade, bipolaridade e TDAH
Nesta quinta-feira, 29, a funkeira e youtuber Dani Russo explicou a seus 13 milhões de seguidores no Instagram o motivo de seu sumiço nas redes sociais: ela teve uma crise relacionada à Síndrome do Pensamento Acelerado, com a qual teria sido diagnosticada no ano passado, e teve que ser internada. "Já estou sendo medicada. Já já está tudo ok. Mandem melhoras pra mim família", escreveu.
Na época do diagnóstico, Dani estava em tratamento contra ansiedade e depressão e contou que dava entrada no hospital a cada três meses com sintomas como insônia, dor no estômago, vômitos e dificuldade para se alimentar. Como indica a definição de síndrome, trata-se de uma condição clínica que reúne sintomas que podem ter diferentes causas.
Como fazer o bebê dormir? Estudo aponta fórmula idealTeste deve ser feito a partir dos 45 anos, segundo médicos; tumor é um dos mais comuns no Brasil
Segundo o médico, o sintoma aceleração do pensamento pode ser percebido no discurso do paciente que busca ajuda ou relatado por ele, que muitas vezes se queixa que não consegue acompanhar o ritmo do próprio raciocínio. Uma vez percebido, é preciso identificar a doença de base. "Essa aceleração abre um leque de possíveis doenças, e você precisa fazer o que a gente chama de diagnóstico diferencial, porque os tratamentos vão ser variados conforme a doença'', esclarece Louzã.
Como tratar a Síndrome do Pensamento Acelerado?
Se a doença base for o transtorno de ansiedade, por exemplo, o tratamento contempla medicamentos ansiolíticos ou antidepressivos que também tenham ação ansiolítica. No caso do transtorno bipolar, os remédios vão buscar controlar o episódio de aceleração do pensamento e estabilizar o humor do paciente. Por fim, as pessoas diagnosticadas com TDAH são tratadas com medicação para diminuir a hiperatividade física e mental.
View this post on Instagram
Quais são os sintomas da Síndrome do Pensamento Acelerado?
Para a psicóloga Maura de Albanesi, além de associado a doenças de ordem psíquica, um pensamento acelerado também pode corresponder a um hábito adquirido que pode ser desaprendido, relacionado a situações como empregos ou períodos da vida carregados de muito estresse. "É um piloto automático que diz o tempo todo 'estou com problema'. E isso traz falta de sono, traz hipersensibilidade, irritablidade", pontua.
Segundo ela, esse quadro emocional está frequentemente ligado à percepção da pessoa de que só é possível ser amado, valorizado e reconhecido se é útil e produtivo. A condição pode ser tratada com acompanhamento psicoterapêutico que, dependendo do caso, pode estar aliado a um tratamento psiquiátrico medicamentoso.
O processo terapêutico, explica, passa por identificar a raiz emocional que causa essa reação. "É como se a pessoa estivesse sendo dominada por algo que ela não tem consciência, então a gente sempre vai buscar o que está dentro desse inconsciente. É como se você tivesse uma árvore linda que não está dando os frutos necessários, então você precisa ir até a raiz e ver se tem algo de diferente no solo, um veneno nas folhas… Para entender qual é o padrão de comportamento que essa pessoa adquiriu e de onde ele surgiu", exemplifica a psicóloga.
Além do processo de autoconhecimento, ela ressalta que é importante fazer mudanças no estilo de vida que comportem uma rotina mais saudável, como realizar pausas durante o dia, praticar atividade física, alimentar-se corretamente, respeitar as horas de sono necessárias e os limites físicos de cada corpo. "Não pode emendar da manhã até a noite em uma aceleração constante, sem parar", conclui.