Siso: motivos para tirar

O "dente do juízo" é um incômodo que ainda consome na humanidade

21 ago 2018
09h00

O terceiro molar é um dente que ficou para trás na evolução humana, tendo casos até de pessoas nascendo sem siso ou com eles alinhados. Esses dentes faziam mais sentido há 200 anos atrás, quando os dentes de leite caiam cedo e os molares eram fundamentais para a mastigação. A evolução da higiene bucal fez com que os sisos perdessem propósito.

E devemos tirar o siso o quanto antes possível já que seu nascimento pode pressionar os outros dentes da arcada dentária, além de ter o risco de inflamação, inchaço e muita dor. A cirurgia é simples e rápida! O procedimento dura entre 30 minutos e uma hora, necessitando de anestesia local e a maior atenção é para recuperação: repouso absoluto e cumprir as ordens do dentista.

Foto: Shutterstock.com

 

A melhor época para se tirar os sisos é entre 15 e 18 anos já que nesse período os "dentes do juízo" ainda não nasceram e suas raízes não estão totalmente formadas. Além da recuperação que nessa idade é mais rápida do que quando somos mais velhos.

Um cirurgião-dentista deve analisar sua boca enquanto jovem para dizer qual é o melhor momento para remoção. Essa análise é feita com exame clínico e radiográfico para antever problemas. Estudos já mostram que os sisos tendem a criar mais processos infecciosos mesmo quando parecem estarem sadios. 

Fonte: FF
publicidade