Cárie radicular: as melhores dicas para prevenir essa doença

20 jul 2017
11h00

A cárie é uma doença que afeta milhares de pessoas ao redor do mundo em todas as idades. Ela é caracterizada pela destruição dos tecidos do dente, que ocorre  como resultado da desmineralização provocada pelos ácidos gerados pela placa bacteriana.

Existem vários tipos de cáries, e a radicular é aquela que se caracteriza por uma infecção que ocorre na superfície da raiz do dente. Ela ocorre normalmente em pessoas de mais idade, pois pode ser uma consequência de doenças periodontais.

A cárie radicular pode progredir rapidamente e afetar as camadas mais profundas do dente como a dentina ou a polpa dental, ou seja, pode chegar a danificar o nervo do dente.

Foto: Shutterstock.com

Nestes casos, a pessoa pode chegar a perder o dente ou ter que submeter a um tratamento de canal.

O tratamento para esse tipo de cárie pode ser preventivo ou restaurativo. O preventivo visa atenuar os fatores de risco para a raiz dental, evitando o surgimento de uma infecção na mesma.

Estes tratamentos se concentram em três pontos chave: cuidar a alimentação, combatem as bactérias e aumentar a resistência do dente. Além disso, recomenda-se visitar o dentista pelo menos duas vezes por ano para fazer uma revisão e detectar o problema o mais cedo possível.

Fonte: FF Este conteúdo é de propriedade intelectual do Terra e fica proibido o uso sem prévia autorização. Todos os direitos reservados.

compartilhe

publicidade
publicidade