Você sabe quantos dentes temos na boca?

Crianças e adultos possuem um conjunto diferente de dentes e a resposta depende de diversos fatores

8 mai 2017
08h00
atualizado em 19/7/2017 às 18h26

Você já se perguntou quantos dentes temos no total? A resposta depende de alguns fatores, sendo o principal deles a idade. Isso porque crianças e adultos possuem um conjunto diferente de dentes.

Ao todo, os pequenos possuem 20 dentes de leite - 10 na parte superior e 10 na parte inferior. A dentição infantil começa a se desenvolver por volta dos seis meses de idade. O nome dado aos dentes das crianças é dente decíduo. Popularmente, são chamados de dentes de leite ou dentição primária. Sua função principal, além da mastigação, é atuar como marcadores de posição para os dentes adultos que crescerão depois que os provisórios caírem.

Por volta dos seis anos de idade, os dentes de leite começam a serem substituídos pelos permanentes. Esse processo continua até o início da adolescência, quando o conjunto se forma completamente.

Foto: Monkey Business Images / Shutterstock.com

Após essa fase, a maioria dos adultos terá 32 dentes. São 8 incisivos, 4 caninos, 8 pré-molares e 12 molares (incluindo os 4 dentes do siso). Ocorre que algumas pessoas não nascem com todos os sisos. Outras, precisaram extraí-los pois nem sempre há espaço suficiente para que eles cresçam confortavelmente sem causar o desalinhamento dos outros dentes.

Por isso a resposta depende de diversos fatores. Mas, em geral, as crianças têm 20 e os adultos têm de 28 a 32, dependendo da quantidade de dentes do siso.

FF

compartilhe

publicidade
publicidade