Saúde bucal na gestação: quais cuidados são necessários?

Maior parte das pessoas não têm consciência da importância do acompanhamento do dentista durante a gestação

7 ago 2020
10h00
  • separator
Foto: Pexels

A gestação é um momento único na vida de uma mulher. Gerar uma vida requer algumas mudanças nos hábitos do dia a dia e no que diz respeito à saúde bucal não seria diferente. Para tirar algumas dúvidas, conversamos com o Dr. Paulo Zahr, presidente da OdontoCompany, sobre esse momento. 

Quais cuidados uma gestante deve ter com relação a sua saúde bucal? 
A maior parte das pessoas não têm consciência da importância do acompanhamento do dentista durante a gestação. Eu diria que o cuidado mais importante para manter a saúde bucal da mãe e garantir que o bebê nasça com saúde é fazer o pré-natal odontológico. Quando a gestante tem cáries ou doenças nas gengivas, as bactérias presentes na boca podem cair na corrente sanguínea, causando danos ao feto. Durante a gestação, o corpo da mulher sofre com alterações hormonais, o que deixa a boca mais suscetível ao aparecimento de doenças, como infecções nas gengivas e cáries. Por isso, é importante o acompanhamento de um profissional, pois a saúde bucal da mãe influencia diretamente na saúde do bebê que vai nascer.

Quais as diferenças entre os cuidados com a saúde bucal de gestantes e pessoas que não estão nessa condição?
A mulher grávida precisa fazer acompanhamento com o dentista para evitar que problemas de saúde bucal já instalados se agravem durante a gestação, evitando complicações nesse período. Essa assistência também serve como medida preventiva ao aparecimento de outras doenças. O acompanhamento serve ainda para o dentista orientar a futura mamãe sobre os cuidados com a amamentação e com a saúde bucal de seu bebê.

Existe algum produto bucal que não é recomendado a gestantes?
O ideal é consultar o profissional, mas em geral recomenda-se evitar produtos com álcool. Alguns sabores podem ser melhor tolerados, mas isso varia de mulher para mulher, se sente enjoos frequentes ou não, etc.No entanto, alguns tratamentos podem ser contraindicados no período, por isso é sempre importante relatar ao dentista a suspeita o confirmação de gravidez antes de iniciar qualquer procedimento.

Qual a rotina de saúde bucal mais adequada para uma gestante? 
Os cuidados com a higiene bucal durante a gravidez devem ser redobrados. A gestante deve escovar os dentes sempre após as refeições, com um creme dental com flúor. Além disso, é preciso usar o fio dental pelo menos uma vez ao dia. Evitar o consumo excessivo de doces e manter uma dieta balanceada também são atitudes essenciais para manter os dentes e gengivas saudáveis.

Quais os principais problemas bucais que uma gestante pode ter e como evitá-los?
Além das cáries e infecções que citadas acima, que podem prejudicar a saúde da mãe e do bebê, a periodontite é uma preocupação, pois trata-se de uma doença grave que destrói os tecidos em volta do dente e dos ossos responsáveis pelo suporte deles. Essa doença é muito perigosa para gestantes, pois as bactérias presentes na infecção podem cair na corrente sanguínea, o que causaria um parto prematuro. Quando essas bactérias chegam ao útero, o sistema imunológico aumenta a produção de um hormônio chamado de prostaglandina, com o objetivo de destruir esses microrganismos. No entanto, esse hormônio também induz o parto. O diagnóstico precoce é a melhor forma de evitar o agravamento do problema.
 

Fonte: FF Este conteúdo é de propriedade intelectual do Terra e fica proibido o uso sem prévia autorização. Todos os direitos reservados.
publicidade