PUBLICIDADE

Bicarbonato clareia os dentes? Prática pode ser nociva

Apesar de ser uma informação popularmente conhecida, o bicarbonato de sódio não ajuda a clarear os dentes

6 ago 2021 - 10h00
Compartilhar
Foto: Pexels

Uma afirmação muito comum quando pensamos em clareamento dental é sobre o uso do bicarbonato de sódio diretamente nos dentes. Há muito tempo a prática vem sendo difundida como uma forma caseira e barata para tornar o sorriso mais branco, mas a dúvida que fica é: usar o produto sem orientação de um dentista pode fazer mal à saúde?

A resposta é sim. Apesar de ser uma informação popularmente conhecida, o bicarbonato de sódio não ajuda a clarear os dentes. Muito pelo contrário. A sua função abrasiva atua como um esfoliante corrosivo ao esmalte dentário, incapaz de remover manchas e o amarelado nos dentes. Ou seja, além de não melhorar a aparência, o pó pode, ainda, provocar outros problemas dentais, como a temida sensibilidade.

Mesmo com tantos efeitos negativos, por que a substância ainda é conhecida como um agente clareador? A resposta é simples. O efeito abrasivo do bicarbonato de sódio é capaz de fazer um polimento da superfície externa do dente (esmalte) dando a falsa impressão de que a dentição está mais clara. Mas, não se engane, o efeito é temporário e desaparece assim que você volte a ingerir comidas ou líquidos.

A dica, nesse caso, é simples: utilize apenas produtos destinados para esse fim e indicados por um dentista. E sempre se certifique de que os cremes dentais e demais produtos usados na boca sejam certificados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Caso seu desejo seja um sorriso mais branco, opte por clareamentos profissionais, que podem ser feitos tanto no consultório tanto em casa, sempre com a orientação de um dentista de confiança.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade