Por que os dentes amarelam com o tempo?

Nem sempre é fácil manter os dentes totalmente brancos de forma natural

4 jan 2021
10h00
  • separator
Foto: Pexels

Muitas pessoas sonham com o sorriso branco. Não à toa, o clareamento dental é um dos mais procurados no consultório dentário. No entanto, não é fácil manter os dentes totalmente brancos de forma natural. Muita pessoas culpam o cigarro e o café pelo tom amarelado, mas nem sempre é o caso.

Primeiramente, é importante ressaltar que a cor dos dentes depende de cada indivíduo, pois há um condicionante genético importante que define a coloração de nossos dentes desde que nascemos. Além disso, existem doenças congênitas como a dentinogênese ou amelogênese imperfeita, que provocam problemas no esmalte ou na dentina, fazendo que estes adquiram uma cor amarelada ou até marrom.

Alguns alimentos e bebidas têm pigmentos que podem passar pelos poros de nosso dentes ou, como os dentistas os chamam, os canalículos dentinários, da dentina.

Os mais conhecidos são o café e o chá preto, porém também podemos citar o chá verde, cuja pigmentação pode amarelar os dentes, o vinho tinto e os refrigerantes. O mesmo acontece com os alimentos que têm caroteno (um pigmento natural antioxidante), como tomate e cenoura. Em alguns lugares, a água também pode amarelar os dentes, por ter quantidades grandes de flúor.

Alguns tipos de antibióticos, como a tetraciclina, podem provocar uma alteração durante a formação do dente, fazendo com que este se desenvolva com uma cor parda estriada.

Dentes com obturações de prata também podem ter sua cor alterada, já que a obturação tem pigmentos que podem ser assimilados pelo dente e transformar sua cor.

Outro fator é o tempo. À medida que envelhecemos, os dentes vão amarelando. Não podemos evitar a passagem do tempo, mas podemos ter cuidado com a limpeza dos nossos dentes e também evitar o consumo excessivo de certos alimentos e bebidas. E, claro, manter distância do cigarro.

Fonte: FF Este conteúdo é de propriedade intelectual do Terra e fica proibido o uso sem prévia autorização. Todos os direitos reservados.
publicidade