PUBLICIDADE
Logo do

Odontologia Cosmética

Idosos podem clarear os dentes? Clique e descubra!

Será que esse tipo de tratamento estético é recomendado para todas as idades, inclusive para os idosos?

19 fev 2021 10h00
Publicidade
Foto: Pexels

Com o passar do tempo é normal que os dentes fiquem mais escuros, situação que pode ser resolvida com um clareamento dental. Mas será que esse tipo de tratamento estético é recomendado para todas as idades, inclusive para os idosos?

Hoje em dia, o acesso às informações e aos diversos tratamentos odontológicos impedem que idosos percam os dentes. É verdade que há muitas doenças sistêmicas e problemas nutricionais que podem afetar a saúde bucal, mas se o indivíduo envelhecer com qualidade cuidando de seus problemas de saúde e os tratando quando ainda são pequenos, eles não causarão maiores desdobramentos para os dentes.

Tratamento para todos
Mas uma coisa é fato, com o passar dos anos o processo de remineralização do esmalte dentário fica deficiente de modo que os dentes ficam mais propensos a absorver qualquer pigmentação proveniente de alimentos como o café, o refrigerante e o vinho tinto, além do fumo.

O idoso pode e deve realizar um clareamento dental para ajudar a minimizar os desagradáveis sinais da idade. Na verdade, os idosos ainda têm um ponto a seu favor em relação a esse tipo de tratamento, pois suas polpas são mais retraídas, diminuindo o risco de eles terem sensibilidade dental durante o procedimento

Empecilhos
Quando há algum empecilho ao tratamento, ele tem mais a ver com alguma doença ou com o modo como a saúde bucal foi cuidada ao longo dos anos do que com a idade propriamente dita.

O que poderia impedir o clareamento dos dentes seria o uso de qualquer tipo de prótese tais como, dentaduras, coroas, facetas ou restaurações muito extensas, pois em todos esses casos citados o gel usado no procedimento não faz efeito; ele apenas consegue clarear o esmalte dental.

Além disso, se a pessoa apresentar gengivite, doenças periodontais, cárie, síndrome da boca seca, perdas ósseas avançadas, sensibilidade dental ou raiz exposta é recomendado que o problema seja resolvido primeiro para que depois o tratamento estético seja realizado.

Fonte: FF Este conteúdo é de propriedade intelectual do Terra e fica proibido o uso sem prévia autorização. Todos os direitos reservados.
Publicidade