Você sabe qual é o tempo mínimo de escovação?

Além da frequência, é preciso atentar-se à maneira correta de higienizar os dentes

4 mai 2017
08h00

Tão importante quanto tomar banho, o hábito de escovar os dentes deve ser estimulado na infância e mantido na vida adulta. Uma das dúvidas mais frequentes é sobre o tempo mínimo necessário para a prática.

Foto: bbernard / Shutterstock.com

De acordo com os dentistas, uma escovação eficiente exige pelo menos dois minutos. A frequência mínima para promover a higienização bucal é três vezes ao dia. Já em relação ao fio dental,o ideal é usá-lo pelo menos uma vez, todos os dias, finalizando com um enxaguante bucal.

Técnica correta
Dentes limpos evitam cárie, gengivite, tártaro e muitos outros problemas dentários. Tão importante quanto a duração e a frequência, é atentar-se à maneira adequada de realizar a higienização bucal. Escovar os dentes com a técnica correta é fundamental para evitar vários problemas, como a retração gengival, por exemplo, ou desgastar os dentes desnecessariamente.

O ideal é começar escovando as superfícies voltadas para a bochecha dos dentes superiores e, depois, dos inferiores. Em seguida, higienize a parte interna dos dentes, as superfícies de mastigação e finalize limpando a língua.

É muito importante evitar a força excessiva na escovação. Para saber se está exagerando na limpeza, veja se as cerdas estão muito gastas. Falando em cerdas, lembre-se de que a escova precisa ser confortável e deve ser substituída a cada três meses.

Fonte: FF

compartilhe

publicidade
publicidade