Cinco erros cometidos ao usar o fio dental

Você sabe qual a maneira correta de usar o fio dental e quanto de produto deve ser utilizado para uma higienização correta?

21 jan 2021
10h00
  • separator
Foto: Pexels

Se existe um hábito que você jamais deveria deixar de lado, seria o de usar fio dental. Deixar essa prática de lado pode causar problemas graves à sua saúde bucal, como gengivite e periodontite que, em casos mais agudos, pode levar até à perda dos dentes.

Você sabe qual a maneira correta de usar o fio dental e quanto de produto deve ser utilizado para uma higienização correta? Pensando nessas e outras dúvidas, selecionamos cinco erros cometidos com frequência na hora de usar o item.

Movimento de serra
Muitas pessoas têm o hábito de usar o feio dental fazendo o movimento para frente e para trás, o que pode empurrar ainda mais as bactérias para a gengiva. O correto é posicionar o fio entre os dentes, em formato de C.

Pouco fio dental
Use um pedaço de cerca de 40 a 45 centímetros de comprimento , tamanho suficiente para limpar os dentes com segurança, Quando há pouco fio dental, a higiene bucal pode ficar prejudicada.

Cuidado com a força
Muita força na hora de passar o fio dental não implica em uma higiene maior. Pelo contrário: você pode se machucar e causar lesões na gengiva.

Fio dental em excesso
O ideal é fazer uma higiene bucal completa, inclusive com o fio, uma vez ao dia, preferencialmente antes de dormir. Nos demais intervalos, uma boa escovação após as refeições já é suficiente.

Jamais substitua o fio dental
Substituir o fio dental por opções cuja finalidade não é limpar os dentes pode ser muito prejudicial para a sua saúde bucal. O mesmo vale para o palito de dente: além de não remover todos os resíduos, o palito ainda pode machucar a gengiva. Fuja!

Fonte: FF Este conteúdo é de propriedade intelectual do Terra e fica proibido o uso sem prévia autorização. Todos os direitos reservados.
publicidade