O que acontece quando ficamos 15 dias sem escovar os dentes

4 out 2017
08h00

Escovar os dentes todos os dias é algo que já está em nossa rotina, e por isso nem conseguimos imaginar as consequências de ficar mais de uma semana sem cuidar da higiene bucal.

Foto: Thinkstock

E é melhor nem imaginar mesmo. Há dois anos, pesquisadores da Birmingham School of Dentistry, no Reino Unido, realizaram um teste que consistiu em deixar um voluntário quinze dias sem escovar os dentes. E o resultado foi surpreendente. A falta de higiene oral causou sérios danos não só à sua boca, mas também ao seu sistema imunológico.

Os testes revelaram que , após o período sem cuidar da higiene bucal, as células de defesa do corpo do homem se tornaram mais vulneráveis e também foram menos eficazes na luta contra infecções.

Esta foi mais uma prova da importância de cuidar da higiene bucal para manter a boa saúde geral e melhorar a qualidade de vida. Além da escovação, é importante não se esquecer de que uma limpeza bucal completa necessita também de outros cuidados, como o uso de fio dental e uma rotina de visitas ao dentista.

Fonte: FF Este conteúdo é de propriedade intelectual do Terra e fica proibido o uso sem prévia autorização. Todos os direitos reservados.

compartilhe

publicidade
publicidade