Remédios para perda de peso: Mounjaro é mais eficiente que Ozempic
Pesquisadores analisaram diferenças entre o princípio ativo de cada remédio
Pesquisadores descobriram que o uso do remédio Mounjaro leva a uma perda de peso maior e mais rápida do que o Ozempic. Os medicamentos são usados no tratamento de diabetes tipo 2, mas seu uso "off label", ou fora da bula, também acontece para combater obesidade e sobrepeso. Os resultados foram publicados no Jama Internal Medicine.
Registros eletrônicos de 18.386 pacientes foram analisados. O estudo considerando especificamente os impactos dos diferentes princípios ativos dos medicamentos. No caso do Mounjaro, é a tirzepatida, enquanto que o Ozempic utiliza a semaglutida. Esses medicamentos imitam os hormônios que contribuem para a sensação de saciedade.
De acordo com os resultados, um ano após iniciar o tratamento, uma redução de 15% do peso corporal foi atingida por 42.3% dos pacientes que tomaram Monjauro, contra 18.1% daqueles que fizeram o tratamento com Ozempic.
A pesquisa identificou que 62,1% dos pacientes que tomaram Mounjaro perderam 10% de peso, enquanto que no caso do Ozempic, a taxa cai para 37,1%.
Pelo menos 5% de redução do peso corporal foi atingida por 81,8% daqueles que tomaram Mounjaro, contra 66% dos usuários do Ozempic.
"O uso de tirzepatida foi associado a uma perda de peso significativamente maior do que a semaglutida. Estudos futuros são necessários para compreender as diferenças em outros resultados importantes", afirmam os pesquisadores.