Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Quando a unha encravada é perigosa? Médica responde

Apesar de parecer simples, em alguns casos, elas podem evoluir para infecções graves

21 jul 2025 - 04h59
Compartilhar
Exibir comentários
Entenda como evitar que a unha encrave
Entenda como evitar que a unha encrave
Foto: Freepik

A unha encravada é um incômodo comum, especialmente nos pés, e podem parecer um problema simples. No entanto, em alguns casos, elas podem evoluir para infecções graves e até representar risco à saúde. Mas afinal, quando a unha encravada deixa de ser apenas um incômodo estético e passa a ser perigosa?

"Caso não melhore ou piore em torno de três dias, é importante procurar um médico, já que o quadro infeccioso pode passar para todo o dedo ou mesmo passar para a corrente sanguinária e generalizar", alerta a Dra. Viviane Scarpa Dermatologista pela SBD.

Como tratar unha encravada?

A especialista destaca que o ideal é não deixar a unha encravar. "Fazer o corte reto das unhas, não usar sapatos de bico fino e não compartilhar utensílio de manicure é muito importante", diz.

Quando já está inflamado - com a pele inchada, vermelha e dolorida - deve-se lavar bem a região com água e sabonete que contenha triclosano - ingrediente com propriedades antibacterianas e antifúngicas.

"Colocar a unha em água morna com sal duas a três vezes ao dia por cinco minutos também ajuda a desinflamar. Caso não melhore ou mesmo piore, ou seja, apareça pus, o inchaço aumente, é importante procurar ajuda médica", orienta.

Em alguns casos pode-se realizar uma cirurgia chamada cantoplastia. "Nesta cirurgia, as laterais da unha são removidas para evitar que ela encrave novamente, mas, muitas vezes, as orientações já são suficientes", conclui.

Simples Conteudo Simples Conteúdo
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade