PUBLICIDADE

Pele descascando? Descubra o que fazer

Dermatologistas dão dicas para lidar com a pele descascando. Confira!

29 mai 2024 - 19h15
Compartilhar
Exibir comentários

Se você está com a pele descascando, saiba que isso pode ocorrer devido a vários fatores, entre eles, temperatura mais baixas, exposição excessiva ao sol, queimaduras, eczema, psoríase, dermatites e uso de produtos irritantes. Segundo o Dr. Lucas Miranda, dermatologista e fundador da Clínica Lucas Miranda, em Belo Horizonte, essa descamação deixa a pele vulnerável à infecções, inflamações e outros problemas.

Saiba o que fazer para amenizar a descamação da pele |
Saiba o que fazer para amenizar a descamação da pele |
Foto: freepik/Freepik / Boa Forma

"A barreira cutânea, que é a primeira linha de defesa do corpo, fica comprometida, facilitando a penetração de microrganismos e substâncias irritantes. Isso pode causar complicações como infecções bacterianas", revela o médico.

Para lidar com a pele descascando e minimizar as chances de complicações, é preciso ter alguns cuidados. Descubra a seguir!

O que fazer com a pele descascando?

Não puxe a pele descascando

Miranda afirma que puxar a pele descascando pode provocar feridas, irritação e infecção. "Esse ato pode remover camadas que ainda não estão prontas para se desprender, expondo áreas mais sensíveis e comprometendo a cicatrização", conta ele.

Reforce a hidratação

Se a sua pele está descascando, é importante certificar-se de tomar a quantidade ideal de água por dia e apostar no uso de cremes nutritivos. "Produtos contendo ingredientes como ácido hialurônico, pantenol e ureia são altamente recomendados por sua capacidade de atrair e reter a umidade na pele", orienta o especialista.

Não coce

" Coçar a pele descascando pode causar microlesões, aumentar a inflamação e o risco de infecção. O ato de coçar também pode levar à hiperpigmentação e formação de cicatrizes", orienta o Dr. Lucas.

"Vale lembrar que as nossas mãos, normalmente, têm sujeiras, e a gente pode acabar levando microrganismos para a pele durante o ato de coçar, aumentando as chances de infecção tanto por bactérias quanto por fungos", completa a  Dra. Nancy Vanessa, dermatologista.

Evite a exposição solar

A Dra. Nancy explica que, quando a pele está descascando, ela fica mais suscetível aos danos provocados pela radiação UV. "Quando acontece a descamação, a pele fica mais exposta e, dessa forma, o sol pode agredir ainda mais, penetrando nas camadas mais profundas, causando inflamação, irritação, queimaduras, manchas e até mesmo aumentando o risco de câncer de pele. Então, é mais importante ainda passar protetor solar", destaca ela.

Não tome banhos muito quentes e prolongados

Banhos muito quentes e prolongados podem contribuir para a remoção dos óleos naturais da pele, promovendo o ressecamento e a descamação.

Utilize sabonetes mais gentis

Sabonetes agressivos podem comprometer a hidratação da pele, piorando ainda mais o ressecamento e a irritação. Por isso, se você já está com a pele descamando, o ideal é limpar a pele com produtos mais suaves, desenvolvidos, por exemplo, com ativos como glicerina, pantenol e ceramidas.

"Mesmo peles oleosas precisam de sabonetes hidratantes suaves e gentis para a lavagem", alerta o dermatologista. 

Hidratantes para pele descascando

Boa Forma
Compartilhar
Publicidade
Publicidade