PUBLICIDADE

Pasta de dente que trata alergia a amendoim pode chegar em breve no mercado

16 nov 2023 - 19h31
Compartilhar
Exibir comentários

Pesquisadores recentemente têm feito um novo estudo a respeito de um creme dental capaz de prevenir reações graves em pessoas com alergia ao amendoim. Os primeiros testes clínicos em humanos já foram concluídos e até agora os resultados parecem ser muito positivos.

Até então, uma forma comum de tratar esse tipo de alergia tem sido através da imunoterapia oral, na qual as pessoas recebem pequenas doses de amendoim durante um período prolongado para dessensibilizar o sistema imunológico à proteína problemática. 

Novo tratamento

(Fonte: GettyImages)
(Fonte: GettyImages)
Foto:  GettyImages  / Mega Curioso

Seguindo os métodos anteriormente usados, cientistas do Colégio Americano de Alergia, Asma e Imunologia (ACAAI) desenvolveram um novo creme dental que fornece pequenas quantidades de proteínas alergênicas de amendoim direto na boca enquanto as pessoas escovam o dentro.

Em um ensaio randomizado e controlado por placebo, os investigadores reuniram 32 adultos entre 18 e 55 anos com alergia ao amendoim. Durante 48 semanas, os participantes receberam uma dose crescente da pasta de dente ou um placebo. A equipe de estudos também realizou testes alimentares e utilizou exames de sangue para estudar os "biomarcadores exploratórios" desses indivíduos — o que fornece uma indicação sólida de como o sistema imunológico de alguém está respondendo ao tratamento.

Um dos pontos principais de um ensaio clínico em primeira etapa é verificar se o tratamento é segundo. Nesse sentido, a pasta de dente parece ter passado com louvor. A terapia provou ser bem tolerada pelas cobaias e apenas alguns efeitos colaterais leves foram relatados. As reações adversas não sistêmicas foram principalmente locais, como coceiras orais leves e transitórias. 

Além disso, a grande maioria dos participantes manteve o plano de tratamento, indicando que seria fácil e conveniente para o público em geral utilizá-lo.

Próximas etapas

(Fonte: GettyImages)
(Fonte: GettyImages)
Foto:  GettyImages  / Mega Curioso

A alergia ao amendoim é uma das alergias alimentares mais comuns no mundo. Nos Estados Unidos, por exemplo, cerca de 1 a 2% da população sofre com esse problema. Essa alergia é causada por uma reação exagerada do sistema imunológico às proteínas encontradas no amendoim. O corpo identifica erroneamente essas proteínas como substâncias nocivas e cria uma resposta para se defender delas. 

Essa resposta imunitária pode resultar em uma variedade de sintomas que variam de ligeiros a graves, como urticária, inflamação, dificuldade para respirar ou até mesmo anafilaxia com risco de vida. O número de pessoas com alergia ao amendoim triplicou nas últimas décadas. Crianças tendem a correr um risco maior do que os adultos, tendo em vista que 20% das pessoas com alergia ao amendoim acabam superando o problema sem precisar fazer nada.

Dado o sucesso dos resultados obtidos com a pasta de dente, os pesquisadores esperam agora ver se o seu tratamento também funciona bem com o público infantil. "Os resultados apoiam o desenvolvimento contínuo deste creme dental na população pediátrica", destacou o autor do estudo e membro da ACAAI, Dr. William Berger, em comunicado oficial.

Mega Curioso
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade