PUBLICIDADE

Passa muito tempo sentado? Veja como evitar problemas de circulação

Passar muito tempo sentado aumenta o risco de problemas no sistema circulatório, como trombose e varizes

13 out 2023 - 16h01
(atualizado às 19h45)
Compartilhar
Exibir comentários

Hoje é o Dia Mundial da Trombose (13/10), data em referência ao aniversário de Rudolf Virchow, pioneiro na fisiopatologia da doença. A condição se caracteriza pela formação ou desenvolvimento de um coágulo sanguíneo responsável por causar a obstrução e inflamação na parede do vaso. Dentre os diferentes fatores de risco, passar muito tempo sentado aumenta consideravelmente a chance de desenvolver trombose.

Passa muito tempo sentado? Veja como evitar problemas de circulação -
Passa muito tempo sentado? Veja como evitar problemas de circulação -
Foto: Shutterstock / Saúde em Dia

De acordo com a Dra. Camila Helena, cirurgiã vascular e angiologista da Venous, isso ocorre porque musculatura da panturrilha não é ativada. Isso, por sua vez, prejudica o retorno venoso do sangue ao coração, favorecendo a formação de coágulos, evento conhecido como trombose venosa profunda.

"Além disso ficar sentado por longos períodos aumenta a predisposição a ter varizes, devido ao aumento da pressão na parede das veias, que prejudica o funcionamento das suas válvulas e também leva ao acúmulo de líquidos nas pernas, causando inchaço, sensação de peso e cansaço nas pernas", alerta a especialista.

Os primeiros sinais de alerta de problemas na circulação

Conforme a médica, devemos estar sempre atentos aos sinais que podem surgir tanto repentinamente quanto gradualmente nas pernas. Ela destaca os principais sintomas:

  • Sensação de peso;
  • Cansaço;
  • Inchaço;
  • Formigamento ou dormência;
  • Mudança da coloração da pele (pode ficar mais pálida ou arroxeada);
  • Surgimento de feridas que não cicatrizam;
  • Presença de varizes ou coloração acastanhada próximo ao tornozelo.

"É importante lembrar que esses sinais de alerta podem ser causados por várias condições médicas diferentes, não apenas problemas de circulação. Se você experimentar qualquer um desses sintomas, é aconselhável procurar atendimento médico para avaliação e diagnóstico adequados. Quanto mais cedo um problema de circulação for identificado e tratado, melhor será o prognóstico e a qualidade de vida", adverte a cirurgiã vascular.

Conselhos para quem passa muito tempo sentado

Para quem tem uma rotina que exige longas horas sentado, é importante adotar uma série de hábitos a fim de evitar o surgimento de problemas vasculares. "É importante, por exemplo, realizar pausas frequentes para se levantar, movimentar as pernas e alongar-se", aconselha Camila.

Além disso, a médica recomenda manter uma boa hidratação e usar roupas confortáveis. Assim como usar meias elásticas compressivas prescritas por um cirurgião vascular, de acordo com a individualidade e necessidade de cada paciente. Também é importante manter uma postura adequada, usar suportes ergonômicos e elevar as pernas ocasionalmente, colocando-a sobre uma cadeira ou qualquer objeto mais elevado, pode ajudar a melhorar a circulação.

Saúde em Dia
Compartilhar
Publicidade
Publicidade