PUBLICIDADE

O que é alimentação funcional? É fácil se adaptar a ela?

Orientação, equilíbrio e livrar-se da culpa: nutricionista também dá dicas para fazer da alimentação um momento de bem-estar e cuidado

7 jun 2023 - 05h00
(atualizado às 16h57)
Compartilhar
Exibir comentários

Quando o assunto é alimentação saudável, ter uma dieta nutritiva e equilibrada é fator essencial para cuidar do bem-estar. Mas não se engane, comer bem está longe da ideia de consumir em demasia ou insuficientemente, vai além da balança e tem impacto direto no organismo. A nutricionista Paula Carretti (CRN – 3 62.560/P) explica o que são os alimentos funcionais, quais os seus benefícios e também dá dicas para fazer da alimentação uma forma de cuidado.

Para uma alimentação saudável é necessário equilíbrio e acompanhamento
Para uma alimentação saudável é necessário equilíbrio e acompanhamento
Foto: nadianb / Adobe Stock

O que são os alimentos funcionais

De imediato, é comum conectar alimentação funcional à benefícios mais restritos, como a queima de calorias, porém ela é mais abrangente. 

“Alimentos funcionais são todos os alimentos que possuem benefícios à saúde e que podem vir de vitaminas, minerais, fibras, ácidos graxos essenciais, probióticos, fito químicos e antioxidantes, entre outros. 

Eles fornecem nutrientes fundamentais para o correto funcionamento do corpo e podem ser benéficos para a saúde cardiovascular, como no caso da aveia, que ajuda a diminuir o colesterol; saúde gastrointestinal, como as fibras, que ajudam a regular o intestino; no fortalecimento do sistema imunológico, em alimentos ricos em antioxidantes e vitaminas, como as frutas; saúde óssea, com os alimentos ricos em cálcio”, comenta a nutricionista. 

E se você está em dúvida sobre se é fácil inserir alimentos funcionais na dieta, se é fácil se adaptar a eles, saiba que estão presentes no dia a dia: castanhas, folhas verdes, verduras, salmão, oleaginosas, feijão, alho, ervilha, tomate, cebola etc. 

Cuidados necessários ao consumir alimentos funcionais

Alimentar-se não tem apenas a ver com saciar a fome, requer um acompanhamento adequado que garanta segurança e aderência às necessidades do organismo e aos objetivos individuais, sem fomentar fórmulas mágicas. 

“Ao consumir alimentos funcionais, é importante consultar um profissional de saúde, buscar variedade e equilíbrio na dieta, escolher alimentos de qualidade, seguir as dosagens recomendadas, considerar possíveis interações com medicamentos e outros alimentos e acompanhar os resultados que você sente no corpo.  

Essas orientações visam obter os benefícios desejados de forma segura e eficaz, levando em conta as necessidades individuais e o histórico de saúde de cada pessoa. Lembrando que os alimentos funcionais são complementos a uma dieta saudável como um todo, e não alimentos que fazem milagre”, aponta a especialista.

Foco na alimentação equilibrada; evite armadilhas da dieta

Ingerir somente um ou alguns poucos grupos alimentares, apelar para dietas malucas ou extremamente restritivas e abrir mão do acompanhamento adequado, esses são alguns dos atalhos costumeiramente escolhidos para alcançar objetivos pessoais, contudo não são indicados. “É quase impossível obter uma ‘alimentação perfeita’, minha dica principal é: priorize uma alimentação equilibrada e variada, incluindo todos os grupos alimentares”, ressalta a nutricionista. 

Para ela, em vez de se concentrar em alimentos específicos é melhor ter hábitos saudáveis a longo prazo: fazer escolhas conscientes, mastigar bem os alimentos, comer sem distrações e respeitar os sinais de fome e saciedade. 

“Permita-se encontrar um equilíbrio, onde você consiga desfrutar de seus alimentos favoritos, sem culpa. Alimentação não se resume a um prato ou uma refeição, é a continuidade que faz a diferença. Busque fazer o seu melhor dentro das suas possibilidades, todos os alimentos podem fazer parte de uma vida saudável”, finaliza Paula. 

Atma – Meditação, Mindfulness, Sono e Bem-Estar 

Comece aqui sua jornada diária de autocuidado. 

@atma no Instagram

@nutri.paulacarretti no Instagram 

ATMA Seu app de meditação
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade