PUBLICIDADE

Mindfulness, a técnica para viver o agora; instrutora ensina

Especialista conta quais os benefícios e de que forma o hábito de meditar pode influenciar positivamente o cérebro para estabelecer rotina

22 mar 2023 - 05h00
Compartilhar
Exibir comentários

A busca pelo equilíbrio não é um desejo recente, porém, ao longo dos últimos anos, tal comportamento parece ter se tornado uma tendência e diversas pessoas passaram a planejar suas vidas de modo que o bem-estar não fosse reduzido aos momentos de lazer, mas sim um hábito do qual já não abrem mão.  

Nessa nova realidade, trabalho flexível, alimentação saudável e práticas cotidianas com foco na qualidade de vida, por exemplo, foram alçados ao topo na lista de prioridades, e entre esses novos costumes, a meditação segue em evidência, como mostra a ferramenta de tendência de busca Google Trends.

Evolução da busca pelo termo meditação no Google
Evolução da busca pelo termo meditação no Google
Foto: Reprodução / Google Trends

Do levantar ao dormir, muita gente usa a meditação como ferramenta de bem-estar, todavia a prática não tem só a ver com amenizar o estresse diário, está ligada à concentração. Entre as várias distrações diárias, para alguns, as redes sociais são apontadas como grandes culpadas – o Brasil é o 3º país que mais usa plataformas do tipo no mundo – o que faz a busca pela atenção plena um desafio.  

Você já ouviu falar sobre mindfulness? A especialista na área, Luiza Bittencourt, conta mais sobre o que é e quais os benefícios da técnica. 

O que é mindfulness? 

“É mais do que só a meditação, é uma forma de viver, é viver o momento presente sem julgamentos. É estar mais presente nas suas atividades, mudar hábitos, aprender a acolher seus sentimentos mais desafiadores. Não tem vínculo com nenhuma religião.” 

Mindfulness é viver o presente com plena consciência sobre o momento
Mindfulness é viver o presente com plena consciência sobre o momento
Foto: PheelingsMedia / Adobe Stock

Por que empregar atenção plena pode ser desafiador? 

“Porque é um desafio criar um hábito. Mas sempre falo para os meus alunos: escolha o seu desafio. Também é um grande desafio viver estressado, ansioso, não conseguir dormir, não viver bem... e realmente sem regularidade não há reais mudanças no cérebro.” 

Como mindfulness influencia positivamente o cérebro? 

“A prática regular de meditação (Mindfulness) fortalece áreas do cérebro ligadas à atenção, raciocínio, memória e autorregulação emocional. Você já ouviu falar em neuroplasticidade?  O cérebro está sendo constantemente ‘remodelado’ ao longo das nossas vidas: pelos nossos pensamentos, emoções e experiências.  

Imagine seu cérebro como uma enorme rede de energia, com bilhões de estradinhas que se iluminam a cada momento que se pensa, sente ou tem alguma experiência. O foco da nossa atenção é que determina que redes neurais (estradinhas) serão reforçadas e quais serão enfraquecidas.” 

Qual o objetivo da prática? 

“É simples: se perceber. Não precisa relaxar, não precisa se sentir de determinada maneira. É o momento de perceber o momento presente exatamente como ele é, sem luta e sem fuga. Os benefícios vêm dessa consciência do aqui e agora.” 

Quais os benefícios do mindfulness? 

“Com regularidade, a prática pode: reduzir estresse e ansiedade, aumentar o foco, aumentar a sensação de bem-estar, melhorar a qualidade do sono, aliviar dores crônicas, desenvolver autorregulação e inteligência emocional, aumentar a criatividade...” 

Como praticar mindfulness? 

“Não podemos controlar os pensamentos, emoções ou situações da vida, mas podemos escolher não sermos arrastados por tudo isso e reduzimos a ativação da amígdala cerebral [ativada quando nos sentimos em situações de ameaça ou estresse]. Cultivamos clareza e discernimento, o saber quando desacelerar e, assim, temos um papel ativo e poderoso na forma como nosso cérebro se desenvolve. Da mesma forma que podemos mudar nosso corpo com exercícios físicos, podemos mudar nosso cérebro com a prática de Mindfulness.” 

Mindfulness pode ser realizado em qualquer lugar: clique aqui e confira dicas simples para começar a praticar até mesmo no trabalho.

App Atma lança novos conteúdos Mindfulness

Quer incluir a técnica de Atenção Plena no seu dia a dia? O Atma acaba de lançar novos conteúdos elaborados por Luiza Bittencourt. Se preferir, você também pode conferir as meditações guiadas pelo Monge Satyanātha. Faça da meditação seu novo estilo de vida.

Saiba mais aqui.

ATMA Seu app de meditação
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade