Script = https://s1.trrsf.com/update-1765224309/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

O que a insuficiência renal significa no quadro de saúde do papa; entenda

Especialista aponta que disfunções respiratória, hematológica e renal já caracterizam um quadro de sepse. Segundo o Vaticano, estado do pontífice permanece crítico

23 fev 2025 - 18h14
(atualizado às 21h46)
Compartilhar
Exibir comentários
Papa Francisco tem quadro de saúde complexo decorrente de uma infecção respiratória, diz Vaticano.
Papa Francisco tem quadro de saúde complexo decorrente de uma infecção respiratória, diz Vaticano.
Foto: Marcos De Paula/Estadão / Estadão

Novo boletim médico divulgado na tarde deste domingo, 23, revelou um agravamento no quadro de saúde do papa Francisco. Segundo o informe, ele apresenta uma "insuficiência renal leve". Embora não tenha tido outra crise respiratória (como a que o acometeu na manhã de ontem), ele segue recebendo oxigênio por cateter nasal de alto fluxo. O Vaticano também informou que o papa continua apresentando uma baixa concentração de plaquetas e que seu estado de saúde permanece "crítico".

Na análise do infectologista Victor Cravo, coordenador das Unidades de Terapia Intensiva (UTI) dos hospitais Samaritano e Vitória, na Barra, na Zona Oeste, o papa já apresenta três disfunções orgânicas (respiratória, hematológica e renal), o que seria suficiente para caracterizar um quadro de sepse.

Segundo a definição da Sociedade Europeia de Medicina Intensiva, "a sepse é uma síndrome clínica caracterizada pela disfunção de órgãos provocada por uma resposta desregulada às infecções". O papa, de 88 anos, sofre de pneumonia.

A idade do Papa pode influenciar em sua recuperação? Entenda fatores:

"O boletim não fala em sepse, mas diz que o papa apresenta disfunções no sistema respiratório, renal e hematológico, o que já caracterizaria um quadro de sepse, com risco alto de morte", afirmou o médico.

Na tarde de sábado, 22, os médicos que atendem o papa na Policlínica Gemelli, em Roma, onde ele está internado desde o dia 14, disseram em entrevista coletiva que a maior preocupação deles era, justamente, que o quadro de saúde do pontífice evoluísse para uma sepse.

O tratamento para quadros de sepse consiste na administração de altas doses de antibiótico acompanhada de suporte às disfunções orgânicas, caso do uso do cateter de alto fluxo e da transfusão de sangue.

Estadão
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade